Visando informar adequadamente a sociedade sobre a real situação observada nos principais rios da bacia do Parnaíba, especialmente os residentes em áreas ribeirinhas, o Serviço Geológico do Brasil – SGB/CPRM passa a emitir boletins extraordinários do Sistema de Alerta Hidrológico do Parnaíba - SAH/Parnaíba, diariamente a partir deste dia 29/12/2021.
Ainda que a operação normal do SAH/Parnaíba indique a emissão de Boletins de Alerta apenas quando há risco real da ocorrência de inundações no curto prazo, o que não é o caso, decidiu-se, em reunião conjunta com a Agência Nacional de Águas e Saneamento – ANA, nossa parceira institucional na operação da Rede Hidrometeorológica Nacional, pela divulgação das informações sobre o quadro atual, dando máxima divulgação e transparência para a situação de normalidade, ainda que atípica, ora vivenciada.
Em relação à Barragem de Boa Esperança, informamos que a Companhia Hidroelétrica do São Francisco – CHESF vem praticando uma defluência de 1.200 m³/s desde às 08:00 h da manhã de hoje, 29/12/2021, conforme comunicado na Carta Circular Chesf/SOO 034/2021 (disponível em https://www.chesf.gov.br/SistemaChesf/Pages/GestaoRecursosHidricos/Comunicados-2021.aspx).
Tal operação, viabilizada pela abertura das comportas do vertedor, visam permitir que o volume acumulado na barragem, atualmente em 77% de sua capacidade útil, regrida para valores da ordem de 68%. Tal medida é importante para permitir que o reservatório tenha capacidade de absorver eventuais ondas de cheia afluentes, garantindo uma maior proteção quanto a inundações do rio Parnaíba nas cidades a jusante da barragem, como Floriano, Teresina e Luzilândia no estado do Piauí, e Barão de Grajaú e Timon no estado do Maranhão, por exemplo.
A liberação de tal vazão está provocando a elevação do nível da água do rio Parnaíba nas cidades de Barão de Grajaú/MA e Floriano/PI, o que irá se refletir nos próximos dias em Timon/MA e Teresina/PI, bem como em Luzilândia/PI. Os níveis a serem alcançados, apesar de atípicos para o período, são comumente observados durante os meses de fevereiro a abril, quando o período chuvoso é mais intenso na porção norte da bacia. Portanto, não há nenhum risco de inundação iminente nas cidades banhadas pelo rio Parnaíba a jusante da Barragem de Boa Esperança decorrente de tal operação.
Em Floriano/PI – Barão de Grajaú/MA, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,58m, portanto acima da cota de atenção (5,50 m), devendo o nível se elevar para valores da ordem de 5,93 m nas próximas 8h. Apesar disso, tem-se ainda uma folga muito grande em relação à cota de inundação, definida em 8,98 m, portanto sem qualquer risco de inundação no curto prazo.
Em Timon/MA – Teresina/PI
O nível atual do Rio Parnaíba é de 3,93 m, sendo prevista uma elevação do nível em torno de 10 cm nas próximas 8 h, mantendo-se em condição de normalidade. Ressalta-se que a elevação atual ainda não é decorrente da liberação de uma vazão maior em Boa Esperança, e sim devido à contribuição do rio Canindé. O efeito da abertura das comportas deverá começar a ser sentido na manhã desta quinta-feira, 30/12/2021. Pelas condições hidrológicas atuais, é previsto que mesmo com essa afluência adicional, o nível do rio Parnaíba fique abaixo da cota de atenção, definida em 4,90 m, a não ser que grandes chuvas sejam verificadas, especialmente na bacia do Canindé.
Com relação à Luzilândia/PI, a cota atual do rio Parnaíba é de 2,71 m, devendo sofrer um leve aumento para 2,76 m nas próximas 12 h. A situação de normalidade deverá se manter mesmo quando a vazão oriunda da Barragem de Boa Esperança chegar ao município, provavelmente no dia 02 de janeiro de 2022, a não ser que precipitações de grande abrangência e intensidade sejam observadas no intervalo.
Tendo em vista os baixos valores acumulados de precipitação na porção mais ao norte da bacia, os rios Poti em Teresina/PI, Marataon em Barras/PI e Longá em Esperantina/PI apresentam-se em condições normais que serão mantidas nas próximas horas.
A cota atual do rio Poti, aferida na estação Fazenda Cantinho (3478900) é de 2,56 m, devendo regredir para valores da ordem de 2,42 m nas próximas 10 horas. Em Barras/PI, o nível do rio Marataoan às 12:45 da manhã de hoje era de 1,85 m, valor que deve permanecer praticamente constante nas próximas 8 h. Já o rio Longá em Esperantina tem cota atual de 3,04 m, e não deverá sofrer maiores alterações até o início da noite de hoje.
Em relação ao rio Parnaíba em Uruçuí/PI e na vizinha cidade de Benedito Leite/MA, informamos que a CPRM e a ANA não dispõem de pontos de monitoramento de nível na zona urbana das cidades. Entretanto, as estações vizinhas localizadas no próprio rio Parnaíba na localidade Sítio do Velho (34070000), no rio Uruçuí Preto na localidade Fazenda Bandeira (34090000) e no rio das Balsas na localidade São Félix de Balsas (34170000) (os três rios que contribuem para a vazão que ora escoa pelas duas cidades), apontam uma redução do escoamento de 19% em relação ao valor máximo observado no último dia 27/12.
Informamos que a CPRM continuará monitorando a situação hidrológica da bacia, mantendo os órgãos competentes e a sociedade devidamente informados. Lembramos, ainda, que os dados gerados podem ser acessados livremente em http://www.cprm.gov.br/sace/parnaiba.
As previsões apresentadas neste Boletim são baseadas em modelos hidrológicos e estão sujeitas às incertezas inerentes aos mesmos. Os dados hidrológicos utilizados neste Boletim são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
Atenciosamente,
Roberto José A. R. Fernandes
Pesquisador em Geociências
CPRM - Residência de Teresina
(86) 3222-4154