• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

kikifreitasNa manhã desta quarta-feira, 21, morreu a filha do ex-governador do Piauí, Freitas Neto, Maria Cristina Almendra Freitas, mais conhecida pelo carinhoso apelido de Kiki Freitas. O óbito ocorreu durante o parto na Maternidade Santa Fé em Teresina.

A criança está sob cuidados intensivos. A causa da morte seria uma embolia amniótica, quando o líquido amniótico cai na corrente sanguínea. É um quadro raro, mas quando acontece, é fatal.

A embolia amniótica consiste em um distúrbio obstétrico raro, porém extremamente grave. Aproximadamente 80% das gestantes acometidas por este distúrbio falecem e parte das que sobrevivem apresentam sequelas neurológicas.

Ela era cirurgiã dentista e atuava como coordenadora dos cursos de Odontologia e Radiologia do Centro Universitário UniFacid.

A maternidade Santa Fé divulgou uma nota de esclarecimento sobre a morte da cirurgiã dentista e docente Maria Cristina Carvalho Almendra Freitas. Confira na íntegra:

Nota de esclarecimento

A maternidade Santa Fé esclarece que a paciente Maria Cristina Carvalho Almendra Freitas deu entrada com sua equipe particular composta por duas obstetras, uma enfermeira obstetra, uma fisioterapeuta e uma doula, em trabalho de parto avançado, às 7:49 do dia 21/07/2021.

Durante a assistência ao período expulsivo a paciente evoluiu com sinais de angioedema e desconforto respiratório, sendo realizada medidas imediatas de suporte e parto por via mais rápida devido gravidade do quadro.

Parto normal sem analgesia ocorreu às 8h28. O recém-nascido encontra-se em estado grave, após reanimação neonatal realizada pela equipe da Santa Fé.

A paciente, evoluiu com parada cardiorrespiratória sendo assistida por sua equipe particular, juntamente com o corpo clínico da maternidade, bem como pela equipe da UTI Móvel da Unimed, que já se encontrava no local.

Lamentamos profundamente o ocorrido, esclarecemos que foram prestadas toda a assistência, assim como se solidariza com a família nesse momento de dor.

Diretoria Maternidade Santa Fé

No perfi do Instragram do esposo de Kiki Freitas, Felipe Gomes, uma postagem às 19h mostra o casal na expectativa do nascimento do bebê.  "A mais feliz e doce espera", dizia a legenda.

teresinadiario

Foto: divulgação