• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A Secretaria de Saúde de Floriano iniciou nesta terça-feira (20), a discussão para a inserção da especialidade de consultas e exames oncológicos. O secretário James Rodrigues esteve reunido com a médica florianense e primeira cirurgiã oncológica formada no Piauí, Ana Caroline Fonseca, o Coordenador de Regulação, Felipe Vieira e o assessor especial e diretor do Programa Ambulatorial de Pequenas Cirurgias, João Felipe, para tratar do processo e estruturação do projeto.

james

A previsão é que o programa tenha início ainda no segundo semestre deste ano. Segundo James Rodrigues, o objetivo é aprimorar a atenção básica no Sistema Único de Saúde (SUS) para que o florianense tenha acesso ao diagnóstico e primeiro atendimento ainda no município, evitando assim o deslocamento para a capita, Teresina. Além da consulta, serão realizado exame de biópsia, procedimento cirúrgico no qual se colhe uma amostra de tecidos ou células para posterior estudo em laboratório, tal como a evolução de determinada doença crônica, bem como pequenas cirurgias. 

A inserção de mais uma especialidade representa um avanço significativo no fortalecimento do sistema de saúde municipal promovendo qualidade de vida ao intervir em fatores que colocam a saúde em risco, como sedentarismo, má alimentação, tabagismo e outros.

“Vamos aproveitar a experiência exitosa do Programa de Pequenas cirurgias e incluir mais um serviço, a consulta e exame oncológico. Quem ganha é a população”, explica James Rodrigues.

Outro ponto válido a se destacar é quanto ao caráter preventivo, pois será possível incentivar a população a realizar exames preventivos. Segundo pesquisa realizada em 2017 pela SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) sobre atitude e estilo de vida do brasileiro em relação ao câncer, apenas 49% dos entrevistados disseram fazer check-ups.

Nessa entrevista o secretário James Rodrigues, da Saude,  fala da vacina contra o novo coronavirus e de outras questões da sua pasta.

 

Com informações da SECOM