• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

gilmarmendesOs ministros Gilmar Mendes e Nunes Marques, do STF (Supremo Tribunal Federal) viraram alvos de memes nas redes sociais, durante a sessão de julgamento da 2ª Turma da Corte, nesta 3ª feira (23.mar.2021). Tudo começou quando o vice-decano fez uma menção ao Piauí e foi repreendido pelo colega, que considerou a fala como menosprezo ao Estado.

Gilmar contestou o voto de Nunes Marques contra a suspeição do ex-juiz Sergio Moro ao proferir sentença na Lava Jato contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Combinação de ação entre o Ministério Público e o juiz encontra guarida em algum texto da Constituição? Isto tem a ver com garantismo? Nem aqui, nem no Piauí, ministro Kassio”, disse.

O ministro Nunes Marques criticou a atitude e a fala de Gilmar Mendes, afirmando que o magistrado estaria agindo com “menoscabo à opinião de um colega” e que a fala foi um “menosprezo ao estado”.

Gilmar Mendes afirma que não houve a intenção de “menoscabar” o estado do Piauí onde ele diz que “tem vários amigos” e um aluno que escreveu uma “obra que se tornou um clássico”.

Ao final do julgamento, o ministro Gilmar Mendes voltou a se desculpar pela maneira a que se referiu ao estado do Piauí. “Quero que o ministro Nunes Marques não personalize a referência que fiz ao Piauí”, disse. “Eu também venho de um pequeno estado, longe de mim fazer qualquer referência de qualquer a qualquer estado ou sobre tudo incidir, a minha trajetória não permite isso, incidir a qualquer discriminação”.

 

Poder 360