Não se trata de um cativeiro, mas há em Floriano, região central, um lava jato para carros de passeios e motos que há nas árvores do local cerca de nove iguanas, ou camaleões para algumas pessoas. Esses animais que não são agressivos, a não ser que sintam ameaçados, vivem nos galhos das árvores, aqui é um pés de algaroba, e eles se alimentam de folhas e de frutas.
No lava jato onde foram feitas essas imagens, de acordo com o proprietário do local, elas ou eles não recebem alimentos dados pelas pessoas, não sofrem agressões e ficam bem à vontade próximos dos carros e motos dos clientes.
“Aqui não aceitamos que alguém jogue pedras nesses animais e evitamos que, de alguma forma, esses animais sejam afugentados por alguém. Mas deixamos os carros longe das árvores para evitar que eles façam cocô nos veículos”, disse o responsável pelo Lava jato onde trabalham cerca de três pessoas.
Essas imagens foram tiradas há cerca de oito dias e, um dos profissionais do Piaui Notícias chegou bem perto para o registro.
Pé de algaroba
É uma árvore conhecida também pelos nomes pé-de-algaroba ou algarobo. Está árvore é nativa do Peru. Espécie pouco exigente em água, sobrevive em zonas tropicais áridas, que não chegam a alcançar índices pluviométricos de 100 mm. É estimada pelos moradores do nordeste brasileiro, sendo usada para alimentação dos animais.
Imagens: Piauí Notícias