A partir deste mês, a renovação obrigatória da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) que foi suspensa devido à pandemia de coronavírus é novamente válida. Como forma de atender a grande demanda, o serviço pode ser solicitado pelo site ou aplicativo.
De acordo com o calendário divulgado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), os documentos válidos para janeiro de 2020 poderão ser renovados até 31 de janeiro de 2021; para aqueles com vencimento em fevereiro de 2020, a renovação pode ser feita até 28 de fevereiro de 2021; e assim por diante, até 31 de dezembro de 2021.
As carteiras de motorista A e B vencidas ou com vencimento de 30 dias também podem ser renovadas pela internet. Para completar o procedimento online, o motorista não pode ter qualquer tipo de bloqueio nos prontuários, como suspensão ou impeachment, por exemplo.
Durante a realização do serviço, o motorista pode adicionar ou alterar categorias, e incluir no documento o EAR, sigla para aqueles que desejam se envolver em atividades pagas.
Cronograma de renovação da CNH
Após a confirmação dos dados, o motorista marca a consulta para o exame médico na clínica indicada pelo sistema. Para quem trabalha ou opta por incluir o EAR na carteira de motorista, eles também precisam passar por uma avaliação psicológica e ser encaminhados a um profissional credenciado.
No caso de renovação das CNHs das categorias C, D e E, é necessário um exame toxicológico antes de iniciar o processo.
Após fazer e passar nos exames, o motorista precisa pagar a taxa de emissão e aguardar as informações que serão enviadas em seu e-mail para acessar sua CNH Digital, que tem a validade do documento físico e disponível no aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CDT).
Renovação on-line da CNH
Emita o boleto de pagamento da taxa e aguarde até que uma nova versão da carteira de motorista esteja disponível. O documento pode ser enviado pelos Correios ou baixado no aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
Fonte:Fdr