• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Em homenagem aos Reis Magos, os católicos realizam a Folia de Reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus Cristo, indo até o dia 06 de janeiro, data em que encontraram o menino.

A Folia de Reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização.  Em Floriano, cidade do interior do Piauí, há um grupo de senhora que há décadas celebra a dada com apresentações culturais e que, costuma reunir dezenas de pessoas.

A festa de Reis no município florianense ocorre em muitas comunidades da zona rural, mas há que realize essa manifestação cultural/religiosa na área central da cidade.

raimunda

O Carlos Iran, colaborador do Piauí Notícias, fez uma visita a casa da dona Raimunda Soares, bairro Manguinha, onde todos os anos a Festa de Reis é realizada.

Veja

O dia de Santos Reis, celebrado pela Igreja Católica no dia 6 de janeiro, é de feriado na capital do Rio Grande do Norte. Os santos são co-padroeiros de Natal e representam uma tradição religiosa que tem ligação direta com a história da fundação da cidade.

Na tradição religiosa, os Reis Magos estão ligados à história bíblica de Jesus, nascido na cidade de Belém no primeiro século da era cristã. Vindos do oriente para adorar o menino Jesus, o messias, que havia nascido dias antes, os magos ofereceram presentes ao recém-nascido. Gaspar levou incenso, Belchior entregou ouro e Baltazar, mirra, uma espécie de resina.

"Os Santos Reis representam as autoridades, aqueles que têm posses, então quando eles saem dos seus reinos para estar na presença do rei dos reis, então eles se tornaram importantes para o cristianismo porque eles são as autoridades que tiveram a graça de contemplar o menino Jesus, coisa que Herodes, sendo rei, não teve essa graça de ver o menino Deus. O ódio foi tão grande no coração dele que ele não conseguiu enxergar", diz o padre Francisco Lima, pároco de Santos Reis, no Rio Grande

Da redação