• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A Assembleia Legislativa realizou, nesta quarta-feira (16), sessão solene visando homenagear médicos, enfermeiros e outros profissionais que atuaram no combate à pandemia do novo coronavírus com o Certificado Heróis da Saúde, atendendo requerimento apresentado pela deputada Janaína Marques (PTB). Também, foram homenageadas autoridades, incluindo o governador Wellington Dias que foi representado na oportunidade pela deputada Flora Izabel (PT), que presidiu a sessão solene.

Ao abrir os trabalhos, Flora Izabel convidou para a mesa de honra o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Manoel Moura Neto, e o superintendente de Gestão de Rede de Média e Alta Complexidade da Secretaria Estadual de Saúde, médico Alderico Tavares, representando o secretário de Saúde, Florentino Neto. Manoel Moura, Alderico Tavares e Florentino Neto, também, foram homenageados pela atuação contra a pandemia.

Após um minuto de silêncio em respeito às vítimas da Covid-19 e a execução do Hino do Piauí, o líder do Governo, deputado Francisco Costa (PT), que é médico endocrinologista, discursou em nome da Assembleia Legislativa e disse que a homenagem aos heróis e heroínas da saúde representava a admiração e o orgulho dos piauienses pelos trabalhadores da saúde que arriscaram suas vidas para salvar outras pessoas.

Francisco Costa afirmou que vários profissionais de saúde morreram e outros adoeceram na guerra contra um inimigo invisível, que é o coronavírus. Ele defendeu que a Assembleia Legislativa continue lutando no sentido de que esses profissionais sejam valorizados.

Em nome dos homenageados, o médico Vinicius Pontes do Nascimento, diretor do Hospital Infantil Lucídio Portella, agradeceu a homenagem prestada pela Assembleia Legislativa e citou os nomes de profissionais de saúde que faleceram durante a pandemia, pedindo uma salva de palmas para eles. Vinicius Pontes disse que a pandemia mostrou a necessidade de que seja implementado um plano de interiorização da medicina no Piauí visando melhorar o atendimento à população.

Homenageados
 - Foram agraciadas com o Certificado Heróis da Saúde as seguintes autoridades: governador Wellington Dias, o secretário de Saúde, Florentino Neto, e Manoel de Moura Neto, presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina. A lista dos homenageados incluiu o prefeito de Teresina, Firmino Filho.

Médicos e médicas homenageados: André Gonçalves da Silva, Felipe Veiga de Carvalho, José Ivaldo de Oliveira (in memoriam), Fábio de Sousa Carvalho (in memorian), Marcelo Barbosa Nunes, Maria Dolores Rufino dos Santos Rocha, Gilberto Albuquerque, Kelsen Dantas Eulálio, Marcelo Luiz Floriano Melo Martins, Vinícius Pontes do Nascimento, Caubi de Araujo Medeiros, Elna Joelane Lopes da Silva do Amaral, Ivo Lima Viana, José Noronha Vieira Júnior, Leandro Ponce Leal, Rogério de Araújo Medeiros, Fábio Marcos de Sousa, Rafael Ferreira Correia Lima, Italo Costa Sales, Walfrido Salmito Neto, Justino Moreira de Carvalho Júnior, Márcia Gabrielle Dias de Sousa e Marcelo Burlamaque Nunes.

justinow

Deputado Francisco Costa entregando a homenagem ao Dr. Justino Moreira

O médico Justino Moreira de Carvalho Júnior, que está diretor clínico do Hospital de Floriano, foi um dos homenageados. Dr. Justino recebeu no Hospital local, no periodo mais crítico da pandemia  do novo coronavírus, várias autoridades políticas e, em saúde de algumas partes do País que queriam saber sobre o tratamento das pessoas com COVID-19.

justinoww

Enfermeiros e enfermeiras homenageados: Danilo Soares Lima Silva, Samara Aline Féliox (in memoriam), Maria de Jesus Mouzinho Neiva, Rosélia Sena Farias da Rocha, Luciane dos Anjos Formiga Cabral, Mércia Cassandra Silva de Brito, Ana Cléia de Sousa Marques, Laurimary Caminha Veloso, Gina Nogueira Dantas,
Ionara Soares Oliveira e Mitchelle Callomine Alves Pereira.

Também, foram homenageados os cirurgiões-dentistas Rodrigo Martins e Maria de Fátima de Sousa; o fisioterapeuta Rodrigo Amorim Oliveira Nunes, a doutora em Farmacologia e Bioquímica Tatiana Vieira Souza Chaves, a farmacêutica e bioquímica Walterlene de Carvalho Gonçalves, a assistente social Dulcilene Silva e Silva e o diretor do Hospital da Polícia Militar do Piauí, Marcos Rogério de Sousa. Os certificados foram entregues aos homenageados pelos deputados presentes à sessão solene.

Ao encerrar os trabalhos, a deputada Flora Isabel agradeceu aos presentes e manifestou a profunda gratidão dos piauienses pelo trabalho desenvolvido pelas autoridades e profissionais de saúde no combate à pandemia. Ela anunciou que outros profissionais que atuam no setor de saúde serão homenageados em uma nova sessão solene prevista para ocorrer no segundo semestre de 2021.

Com informações da ALEPI