A Comissão Acadêmica Nacional do Profnit, Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, tornou pública a realização do Exame Nacional de Acesso para ingressantes no ano letivo de 2021. As inscrições estarão abertas a partir das 12h00 do dia 02 de novembro até as 18h00 do dia 08 de novembro, horário oficial de Brasília.
O mestrado tem como objetivo a formação de recursos humanos já engajados ou dispostos a atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica, NITs; e nos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmicos, empresariais, governamentais, organizações sociais, entre outros.
“O Sebrae é uma das instituições que apoia essa iniciativa, porque entende a importância do Profnit na formação de profissionais alinhados com a temática da inovação e capazes de contribuir com melhorias para o ecossistema inovativo. O trabalho desses profissionais, que podem vir a ser consultores do Sebrae, pode refletir diretamente no resultado dos pequenos negócios, cujas demandas por inovação são crescentes”, pontua o analista do Sebrae no Piauí, Samuel Moraes.
Divulgação
Ainda segundo Moraes, um dos maiores diferenciais desse programa de mestrado é que ao final do curso, o aluno deve entregar, além da sua tese, um produto que tenha relevância para o mercado. Pode ser uma startup, um software, uma metodologia inovadora, ou outro produto”, pontua.
As aulas do curso são presenciais e acontecem dentro de um período máximo de 24 meses. Entre as áreas trabalhadas estão: Propriedade Intelectual (Marca, Indicação Geográfica, Patente, Desenhos Industriais, Programas de Computador, Topografias de Circuito Integrado, Proteção Sui Generis, Direitos Autorais); Transferência de Tecnologia; e Inovação.
Os alunos não pagam anuidade e os professores não recebem pró-labore. O programa gratuito é uma contribuição social da Associação Brasileira de Gerentes de Inovação e Transferência de Tecnologia, Fortec; co-financiado pelo governo federal e por outras organizações.
ascom