• roma.png
  • vamol.jpg

asasas

Milhões de pessoas acessam diariamente sites e redes sociais compartilhando as suas histórias, fotos, sonhos e receios. No entanto, com a intensa e detalhada exposição online, muitas vezes são alvo de vazamentos de informação que podem prejudicá-las de maneira pessoal ou financeira.

De acordo com o CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), em 2020 o número de ataques cibernéticos caiu 27%, o que pode ser traduzido em uma maior preocupação das pessoas em navegar com segurança na internet. Apesar de passarem muito tempo online, os usuários temem a segurança dos seus dados, uma vez que grande parte das suas vidas está agora presente na internet — não só informações pessoais, como documentos e números de telefone, mas também são feitas transações utilizando dados bancários.

Para manter as suas informações seguras enquanto navega online, confira as dicas a seguir e proteja-se:

Utilize um antivírus e mantenha-o atualizado: os antivírus servem para avisar e bloquear quando existem malwares, vírus e spywares tentando entrar no seu computador. É necessário atualizar o antivírus regularmente para que ele possa reconhecer os novos malwares.

Senhas fortes: os ataques a contas que necessitam de login são os mais comuns e a tentativa de adivinhar a senha é o método mais utilizado. Não use senhas simples e fáceis de adivinhar, como nomes, aniversários, etc. Tente fazer combinações entre letras e números. É também importante mudar as suas senhas de vez em quando, especialmente se reparar em alguma atividade suspeita.

Experimente antes de comprar: apesar das compras pela internet não permitirem experimentar antes de comprar, como é o caso de peças de roupa e eletrônicos, existem muitos serviços online com free trials que você pode aproveitar — como a Netflix, que oferece um mês grátis antes da assinatura. Existem outros serviços com a opção de utilização grátis, como o site Casinos.pt que permite aprender as regras do poker, e ainda disponibiliza uma lista de sites confiáveis onde apostar de forma segura.

aasas

Foto: Pixabay

Evite redes públicas: não use computadores ou wi-fi públicos para acessar informações pessoais, contas bancárias, etc., uma vez que estes são facilmente hackeados. Nessas redes, você está sujeito a deixar rastros da sua atividade no histórico ou ainda pode ficar com a sua conta aberta em algum site sem perceber.

Cuidado com os downloads: é necessário confirmar as fontes dos downloads que quer fazer. Fique atento se pedem para baixar programas para continuar a usufruir de algum sistema, pois muitas vezes não são de confiança. Verifique sempre as avaliações e comentários de um programa que deseja baixar.

Pagamentos online: tenha cuidado ao colocar o seu cartão bancário para fazer uma compra online e nunca o deixe guardado num site, mesmo que este seja de confiança. Para maior segurança, utilize cartões específicos para compras online ou use serviços como o PayPal que, além de facilitar a compra, é um meio de pagamento mais seguro.

E-mails e links suspeitos: não abra links de fontes que não conhece, tanto na sua caixa de entrada do e-mail como nas redes sociais (seja no feed ou nas mensagens privadas). Muitos destes links vêm com promessas de produtos milagrosos ou pedindo para atualizar os seus dados. Se tiver alguma dúvida sobre a fonte do e-mail, entre em contato com a empresa que o enviou, mas nunca clique no link se tiver suspeitas.

Não deixe a câmera e o microfone ligados: muitos sites e aplicações pedem acesso à câmara e microfone antes de serem utilizados — normalmente são sites para entrar em contato com outras pessoas. Se você não estiver utilizando a câmera ou o microfone, deve cobri-los ou desligar nas configurações para evitar que alguém tenha acesso às imagens e som.

Por fim, como forma de se prevenir, é importante ter sempre um plano de recuperação, como uma cópia do seu computador ou de informações e documentos em serviços na nuvem, como o OneDrive ou o Dropbox.

Ao seguir estas dicas, você estará alguns passos mais perto de navegar em segurança na internet. Mas lembre-se: as tecnologias estão sempre em constante mudança, e por isso é necessário que se você se atualize sempre, assim como os seus softwares, sobre as novas e mais recentes formas de proteção ao navegar na internet.

ascom