• roma.png
  • vamol.jpg

O Prefeito de Teresina, Firmino Filho, concedeu entrevista ao vivo, na noite desta terça-feira (14/04), por meio de teleconferência, ao Jornal da Noite, da TV Tropical, apresentado pelo jornalista Gilberto Júnior.

Firmino Filho, que é economista, falou da problemática da epidemia do coronavirus no Estado do Piaui e na capital piauiense e, indagado sobre a polêmica do fechamento de comercio, disse que deve haver muita cautela e precaução por parte dos prefeitos, mas entende que é uma hipótese que pode ser levantada, porém, uma decisão que depende de muitas condições.

“Na ausência de dados sobre a realidade local, acredito que os prefeitos tem que agir primeiro em defesa do principio da vida. Para superar a falta de informações, é fundamental que se faça testagem em massa” disse ele, acrescentando que os gestores, não sabendo se o vírus está circulando em seus municípios, a medida ideal é que se garanta a segurança das pessoas.

O prefeito frisou que as realidades são diferentes para cada uma das cidades e, para se certificar sobre a segurança de cada medida, não há outra saída senão ir atrás de testes. Como há várias conexões de municípios com diversas regiões, isto dificulta muito a situação, citou Firmino.

Para ele, o problema maior é que a quantidade de testes disponíveis ainda é muito pequena. “Teresina, por exemplo, teve que ir atrás da iniciativa privada atrás de testes. Vamos fazer nos profissionais de saúde e vamos fazer em regiões por amostragem”, finalizou.

Firmino filho disse que, se eventualmente um prefeito  tiver a certeza de que o vírus não está circulando em seu município, se tiver a certeza de que pode controlar entradas e saídas, acha que poderá sim pensar em medidas mais flexíveis.

Confira a entrevista completa através do link abaixo:

https://youtu.be/r-4ng8igxFg