• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública informou nesta quinta-feira (19) que notificou associações de farmácias e supermercados e produtores de máscaras e álcool em gel para que deem informações sobre a disparada nos preços desses produtos verificada nos últimos dias no país, reflexo do aumento da procura devido ao agravamento da epidemia do coronavírus.

De acordo com o ministério, a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e os produtores notificados têm cinco dias para encaminhar as informações.

Em nota, o ministério informa que adotou a medida depois que a Prefeitura e o Procon de Florianópolis (SC) encaminharam detalhes de uma investigação feita naquela cidade sobre suposto aumento abusivo de preços daqueles produtos.

Cade
Na quarta, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão que também é ligado ao Ministério da Justiça, anunciou que abriu um processo para investigar o possível aumento abusivo no preço de produtos como álcool em gel e máscaras cirúrgicas, após alta da demanda devido à epidemia do coronavírus.

Segundo o Cade, a decisão foi tomada "tendo em vista a situação de elevada demanda por esses produtos em decorrência da necessidade de cuidados emergenciais motivados pelo aumento de casos relacionados ao Covid-19 no Brasil".

 

G1