• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

O bispo da Diocese de Floriano, Dom Edivalter Andrade, emitiu, na noite desta terça-feira (17), o segundo documento com orientações pastorais relacionadas ao coronavírus (COVID-19).

bispo

No novo comunicado, o bispo leva em consideração o Decreto Estadual e os Decretos dos municípios, para adotar medidas de prevenção e enfrentamento da emergência de saúde pública, também na igreja católica.

Dom Edivalter elenca cinco pontos, dentre os quais, encaminha que todos os párocos e ou administradores paroquiais, seguidos pelos fiéis, devem acolher as orientações das autoridades competentes; que, sem a capacidade de a igreja disponibilizar espaços e materiais de higiene nos seus espaços, ficam suspensas as reuniões pastorais, as assembleias paroquiais, a catequese de crianças, adolescentes e jovens, as concentrações de fiéis para as missas dominicais e das comemorações da festa de São José. Celebrações nos horários e dias previstos, devem ser realizadas apenas com um pequeno grupo de fiéis e com auxílio da PASCOM (Pastoral da Comunicação), quando for possível a transmissão das missas, para que os fiéis possam acompanhar as celebrações de suas casas, não esquecendo de intensificar as orações em família. Idosos e enfermos estão dispensados do preceito dominical. As medidas são válidas por 15 dias.

Por fim, o bispo diocesano enfatiza: “considerando que estamos no tempo quaresmal, vivamos a graça da conversão, caminhando rumo à Páscoa, assumindo a Campanha da Fraternidade com um olhar ainda mais especial para a vida que é dom de Deus e compromisso de todos nós”.

 

ascom