São Miguel do Fidaldo-PI, municipio de cerca e 3 mil habitantes de acordo com o últmo censo do IBGE, é uma das poucas cidades do estado que tem uma fonte como esta. A água dessa fonte contém algumas substâncias que a deixa imprópria para o consumo humano.
O líquido, que jorra nesse local a uma altura de cerca de 1,80cm há mais de 40 anos, de acordo com populares da cidade de Sao Miguel, sai com uma temperatura quente e há uma grande concentração de enxofre, por isso, ela é classificada como sulfurosa. A água tem o pH elevado.
Essa a água magnesiana, segundo estudos, contém sais de magnésio e também e poder ser utilizada para ajudar o funcionamento do estomago e do intestino.
Informações repassadas ao Piaui Noticias é que um projeto ainda, em São Miguel do Fidalgo, chegou a ser trabalhando no sentido de que a fonte fosse aproveitada, mas esse ficou pelo meio do caminho.
São milhões de litros de água jorrando nas 24 horas do dia. O portal esteve nesse local acompanhado do Augusto Alencar, secretário municipal de Comunicação, que informou que a fonte gerou quando uma empresa, nome não citado, estava tentando encontrar petróleo na região.
Tentaram barrar a fonte após a descoberta da água, mas os meios usados não deram certo. Hoje a água da fonte forma um pequeno córrego que foi desviado da área urbana da cidade, já que o mesmo fica numa parte mais alta do município. A seta indica a altura da água provocada pela sua força.
Mas quais são os beneficios dessa água que está sendo desperdiçada?
OS BENEFÍCIOS DO BANHO DE ÁGUA SULFUROSA
O banho nessas águas pode auxiliar no sistema respiratório, processos inflamatórios, doenças reumáticas, asma, alergias, intoxicações, tensões musculares, etc. Outro beneficio encontrado no banho de água termal sulfurosa é a melhora na circulação sanguínea.
As águas sulfurosas podem ser ingeridas, mas sem excessos, e é indicado para ingestão imediata ou dentro de um dia, ou seja, não pode deixar uma garrafinha dentro da geladeira, pois conforme o tempo vai passando a água pode causar desconforto intestinal.
ONDE ENCONTRAR ESSAS ÁGUAS?
Algumas cidades do Brasil oferecem banhos termais. Cidades como Poços de Caldas e Araxá em Minas Gerais, Cipó na Bahia, Cachoeira Doura em Goiás, Monte Alegre no Pará, Mallet no Paraná, Piratuba em Santa Catarina, Marcelino Ramos no Rio Grande do Sul, mas o local onde eu conheci as águas termais e os tratamentos que elas oferecem foi em Águas de São Pedro interior de São Paulo.