• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

No primeiro semestre do ano o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Piauí ofereceu cursos em diversas atividades voltados para a Formação Profissional Rural – FPR , Promoção Social – PS e do programa especial Mulheres em Campo.

Ao todo foram capacitados no Piauí 4.719 produtores e trabalhadores rurais. Os cursos de FPR atenderam 3.289 participantes; de PS 1.170 e Mulheres em Campo 260 produtoras rurais em 13 turmas, superando o segundo semestre do ano passado que formou 10 turmas.

Entre os cursos demandados, estão: Associativismo e cooperativismo; Aproveitamento de frutos regionais; Higiene e conservação de alimentos; Produção caseira de pães e bolos; Artesanato com material reciclável; Implantação e cultivo de hortaliças; Apicultura; Casqueamento e ferrageamento; Manejo de ovinos e caprinos; Irrigação em gotejamento; Uso e conservação do solo, entre outros.

Para o superintende do SENAR-PI, Diego da Paz os números revelam o trabalho desempenhado pela instituição e o seu compromisso em levar conhecimento e técnicas para o homem do campo. “Foram números positivos e superamos anos anteriores, batemos o recorde de capacitações de cursos da Formação Profissional Rural e Promoção Social”, comemora.

imama

A partir do segundo semestre o Sistema FAEPI SENAR-PI inicia a Assistência Técnica e Gerencial - Ateg onde serão cadastradas até 1.200 propriedades em todo o Piauí para acompanhamento de dois anos. Entre o público prioritário estão os produtores que pagam contribuição sindical e os que estão inclusos no programa de Assistência Técnica do SENAR. “A tendência é melhorar cada vez mais após a implantação da Ateg porque além de capacitar iremos acompanhar por dois anos a evolução das propriedades rurais”, explica o superintendente.

Para participar das capacitações os produtores devem procurar os Sindicatos Rurais, associações ou prefeituras para apresentarem suas demandas. Todos os cursos são gratuitos.