Depois de fazer uma pesquisa sobre o campo cultural de Floriano, a Associação Brincantes do Folclore Nordestino, chegou a um diagnostico preocupante, o número de profissionais em teatro e cinema reduziu consideravelmente, ao ponto dos grupos teatrais e agentes culturais contarem com freelances – atores profissionais que trabalham em diversos grupos.
“Nossa cidade esta carente de atores profissionais para o teatro, e para cinema praticamente não existe, pessoas habilitadas, aptas a trabalharem no campo cinematográfico. Muitos atores não moram mais em Floriano e outros não atuam mais, isso empobrece o campo cultural da cidade, disse Leonardo Carlos, pres. dos brincantes”
Preocupados com isso, a direção da Associação Brincantes do Folclore Nordestino resolveu desenvolver um Projeto de Capacitação e Formação para atores de teatro e cinema, a ação visa à realização de oficinas permanentes. As aulas serão ministradas no teatro da Estação Cidadania, no Conjunto Pedro Simplício. E a cada seis meses um certificado será emitido. Esse projeto tem como parcerio a Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer.
O primeiro passo é a oficina para atores de teatro e cinema, as aulas serão realizadas duas vezes por semana, e qualquer pessoa que deseje se profissionalizar na área pode participar. Nesse primeiro momento as aulas serão ministradas pelo ator, diretor e dramaturgo do Ceará, Giovanni Marsallis, e também pelo ator, diretor, produtor cultural e pedagogo Leonardo Carlos. Artistas profissionais vindos de outros estados brasileiros também ministraram aulas.
As inscrições podem ser feitas pelo whatsapp 89 99406 9563 até o dia 20 de agosto, as vagas são limitadas.
“As aulas são permanentes, queremos trabalhar a boa formação dos atores, e ter em Floriano um elenco profissional de atores de teatro e cinema. A turma passará por aulas teóricas, práticas e técnicas, além dos testes e avaliações, completou Leonardo.”
O projeto da Associação Brincantes contemplará também, uma formação na área técnica e de produção com oficinas de figurino, adereços, cenários, roteiros, produção e montagem.
Coordenação Geral e Oficineiro de Teatro
Leonardo Carlos
Pedagogo, Ator a 18 anos, Diretor Teatral e Coreógrafo;
Fundador da Associação Brincantes do Folclore Nordestino
Idealizador do Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional
Idealizador do Projeto "Oficina para Atores - Teatro/Cinema
Giovani Marsallis
GRADUAÇÃO EM TEATRO PELA UNIVERSIDADE FDERAL DO CEARÁ
GRADUANDO EM PSICOLOGIA – FACULDADE MAURICIO DE NASSAU
PRODUTOR E PREPARADOR DE ATORES PARA CINEMA EM FORTALEZA-CE
Fonte: Ascom Brincantes FLO