José Lemos, um dos lideres de setor do Grupo Jorge Batista como gerente administrativo, completa hoje 40 anos de história na empresa e, por meio da assessoria do Grupo, narra um pouco do que viveu e vive até hoje. Nessa terça-feira, 2 de abril, ele vê nascer mais uma representação do empreendedor Jorge Batista que é a JJ Batista Material de Construção.
-Ainda me lembro muito bem daquela manhã quando cheguei ao depósito que ficava na Rua Luís Ribeiro, nº 112 (onde mais tarde foi o Supermercado Veneza e depois o Mercantil do Zé Carlos) e fui recebido com votos de boas vindas pelo então gerente Sr. José Maria (in memorian) e auxiliado pelo seu companheiro Zezão. Lembro-me da primeira tarefa que executei: carregar 400 caixas de sabão JB (por coincidência a marca da empresa) do local onde foi recebido para o local onde seria armazenado. Foi engraçado. Eu, para mostrar serviço, querendo carregar de duas caixas por vez e o Sr. José Maria dizendo que só levasse de uma, para não correr risco de me machucar. Mas, eu estava animado, era meu primeiro dia na empresa e eu tinha que fazer bonito, como se diz. Era o dia 18 de abril de 1978. E, assim, começa a minha história na empresa Jorge Batista & Cia Ltda que à época tinha o nome fantasia de Casa São Jorge. Trabalhei sem carteira assinada até o ano de 1.979, quando em 02 de abril tive o registro na carteira de trabalho e, então, oficialmente, passei a fazer parte de uma empresa vencedora e de muito sucesso.
Um ano depois da minha chegada na empresa, fui chamado para trabalhar no setor de medicamentos com o saudoso Raimundo Jorge (in memorian). Em 1992, passei a trabalhar na parte de escritórios com o Sr. Antônio Lopes (que há pouco tempo nos deixou) e, em 2003, assumi o setor de Crédito e Cobrança. Depois, em 2012, a convite do nosso diretor Jairon Batista, assumi o cargo de Gerente Administrativo.
Durante todo esse tempo, construí a minha vida profissional e pessoal. Casei, constituí a minha família, estudei, fiz muitos cursos de capacitação, me formei em Administração, fiz duas especializações, em Gestão de Pessoas e em Gestão Pública, também fui Professor da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Campus de Floriano, durante seis anos. A propósito, gosto sempre de dizer que tenho duas formações, como profissional. Uma pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI, na qual durante o meu curso de Administração pude ver, compreender e aprender um pouco do conhecimento e das teorias da Administração, desde Frederick Taylor até Jack Welch. Foi, para mim, um período de excelência onde tive a oportunidade de institucionalizar, academicamente, o que aprendi.
A minha outra formação, ainda hoje em fase de aprendizagem, tenho imensurável orgulho em dizer, que é pela Universidade Jorge Batista – JB. Aqui pude, concretamente, no exercício prático, viver e aprender o que é a verdadeira Administração, sob a direção do nosso Magnífico Reitor Senhor Jorge Batista da Silva a quem agradeço, sempre, pela oportunidade.
Assim, posso dizer a todos que sou formado por duas Universidades. Na dimensão institucional e acadêmica, pela UESPI. E na prática, na experiência de vida, pela empresa. Afinal, são mais de 40 anos nos quais pude conhecer, participar e entender, pelo menos um pouco, de cada departamento. Isso é algo extraordinário e de uma relevância imensurável. É uma riqueza de conhecimento, de aprendizagem e vivência. Isso se chama experiência, algo que não se compra, não se toma emprestado e nem se herda. Mas, que somente se constrói ao longo do tempo com muito trabalho e dedicação.
Durante esses quarenta anos, sei e tenho consciência que, em algumas vezes, agi de maneira impertinente, não fui suficientemente compreensível. Como também, em algumas vezes, não fui, necessariamente, compreendido, principalmente no que diz respeito a comportamento e atitudes. Talvez pelo ímpeto da juventude. Mas nada que tenha causado prejuízo à empresa ou a alguém. Assim, olhando para o que ficou para trás, posso afirmar, com toda convicção, de forma indubitável, que algumas coisas poderiam ter sido evitadas, outras poderiam ter sido feitas com mais precisão. Porque na vida, há sempre uma forma de se fazer melhor as coisas. Há sempre uma possibilidade se aprimorar um pouco mais a nossa performance. Essa é a beleza da vida, na medida em que vamos crescendo com a idade e as experiências. É uma consciência e um legado que só se constrói depois de muito tempo. Isso é muito bacana e é um valor que não tem preço.
Não me considero superior a ninguém. Mesmo porque acima de mim está a empresa. Através dela, consigo me realizar e chegar aos meus objetivos. Acima de mim, está a organização, estão as pessoas que passaram por aqui e as que estão hoje dando a contribuição valiosa para a continuidade e crescimento da empresa.
Não sou melhor nem mais importante que ninguém. Mas, sei da importância do meu trabalho, da minha capacidade e do meu esforço dedicado à empresa que, de certa forma, contribuíram para o seu crescimento e desenvolvimento. Principalmente quando lembro, à época que entrei, o que era a empresa e a grandeza que ela se tornou hoje depois de todos esses anos. Sei que em todo esse processo há um pouco de mim, como há também de tantos e tantos outros amigos. Sei que poderia ter feito ainda mais. Por isso, continuo sempre à disposição para melhor servir e contribuir para o crescimento da organização como um todo.
Para concluir, sou muito grato ao casal Sr. Jorge Batista e D. Josefa Teles e aos seus filhos Jorge e Jairon pela acolhida e pela oportunidade. Todo esse tempo tem sido muito gratificante e valioso para mim. Por isso, o meu mais sincero agradecimento a todos.
É muito bom, é uma honra, fazer parte desse time.
Adm. Esp. José Lemos de Melo
CRA – PI Nº 1525
Gerente Administrativo
matrícula 1004
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.