• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Frequentemente na clínica odontológica os pais afirmam que seus filhos apresentam dentes frágeis e que desenvolvem cárie dentáriacom facilidade. Até certo tempo os dentistas discordavam desta afirmação e acreditavam ser apenas descuido com a higienização. Estudos recentes demonstram que os pais não estavam completamente errados. A hipomineralização de segundos molares decíduos (DMH) é um defeito de desenvolvimento do esmalte dentário que afeta de 1 a 4 segundos molares decíduos (de leite). Os dentes afetados apresentam mancha com coloração variando do branco ao marrom.

dentes

Quanto mais escura a mancha, mais frágil é o dente. Os dentes já erupcionam (nascem) com a alteração, porém as complicações só surgem quando o dente entra em contato oclusal (tocam uns nos outros), ou seja, quando começa a ser utilizado na mastigação. O que era apenas uma mancha, sofre desintegração(quebra) e adquire fraturas ao longo do esmalte dentário.

dentes0

Segundo alguns pesquisadores, a cárie dentária chega a ser 7 vezes mais comum em dentes com DMH. Isso pode ser justificado pela composição do esmalte hipomineralizado, que apresenta redução do conteúdo mineral, sendo mais poroso e frágil.Esse esmalte acumula placa bacteriana com maior facilidade e dificulta a higienização. Quando a lesão de cárie se instala em dentes com DMH, a progressão ocorre de forma mais rápida, levando a perdas dentárias precoces e desenvolvimento de maloclusão. Além disso, as hipomineralizações estão associadas ao aumento da sensibilidade aos estímulos térmicos e mecânicos.

De acordo com estudo realizado pelo programa de Pós-graduação em Odontologia da UFPI, a prevalência desta condição em Teresina é estimada em 14,9% (ou seja, aproximadamente uma em cada 6 crianças possui a condição). O estudo foi realizado com crianças de 5 anos de idade, matriculados em pré-escolas públicas e privadas.

Foi encontrada associação entre relato de asma no primeiro ano de vida e nascimentopré-termo(antes das 37 semanas de gestação) com DMH. Mais estudos são necessários para comprovar esta associação. É importante que as crianças com DMH sejam diagnosticadas precocemente, visando prevenção e minimização dos danos. Os cuidados com higienização devem ser redobrados e as visitas ao dentista mais frequentes.

Luciano Rodrigues Silva Lima – Aluno do Programa de Pós-graduação

em Odontologia da UFPI (PPGO-UFPI); lima

Marina de Deus Moura de Lima – Professora do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFPI (PPGO-UFPI)