• roma.png
  • vamol.jpg

Os integrantes do Terço do Homens, em Floriano, se reuniram no final de semana e estava presente o bispo referencial do Regional Nordeste 04 , recém nomeado dom Marcos Antonio.

 DSC00020Foi o primeiro encontro do referido bispo com o Terço do Homens no Piauí, disse João Francisco, um dos líderes no município.

DSC00017 


Os representantes dos grupos do Terço estavam presentes, bem como os representantes das Dioceses locais.

 


Na ocasião do Congresso, realizado na Casa João XXIII, foi escolhido o novo coordenador do Terço em Floriano.

 


“Estiveram reunidas as oito Dioceses que compõe o Regional do Nordeste 04 da CNBB. Esses homens estão no Ano do Laicato que é um tema proposto pela CNBB, disse o bispo referencial.

 

ANO DO LAiCATO

A Igreja no Brasil celebrar, no período de 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, à 25 de novembro de 2018, o “Ano do Laicato”.

 

 

Na segunda reunião ordinária do Conselho Permanente realizada em junho, foi apresentado o projeto preparado pela Comissão Episcopal Especial para o Ano do Laicato e as Dioceses e Prelazias ficaram receber as orientações metodológicas de como se preparar e celebrar em suas comunidades.

 

O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14.

 

Segundo o bispo de Caçador (SC), dom Severino Clasen, presidente da Comissão Episcopal Especial para o Ano do Laicato, pretende-se trabalhar a mística do apaixonamento e seguimento a Jesus Cristo. “Isto leva o cristão leigo a tornar-se, de fato, um missionário na família e no trabalho, onde estiver vivendo”, disse o bispo.

 

Segundo a presidente do Conselho Nacional do Laicato no Brasil e integrante da Comissão, Marilza Lopes Schuina, as Dioceses estavam para receber uma proposta a partir da qual, recomenda, tenham toda a liberdade para usar a criatividade ao planejar e vivenciar as ações locais.

 

O Ano do Laicato tem como objetivo geral: “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.

 

 

 

Da redação