O município de Floriano é uma cidade que mantém um certo ritmo de crescimento e mudanças. São fatos que se concretizam sutilmente, em silencio, devagar mas sempre. A decantada Princesa do Sul não é a mesma de décadas passadas, de anos seguidos ou meses e dias repetidos. Existe uma dinâmica de transformação por possuir, também, uma população de conexões plurais com centros desenvolvidos do Brasil e do mundo.

 


Com um olhar mais minucioso, vamos perceber que as ruas ganham novos traçados arquitetônicos com as renovadas fachadas dos domicílios. As pessoas mudam, novas famílias vão surgindo, outras trocam de endereço e com isso a cidade refaz sua fisionomia. A cidade tem uma vida pulsante, absoluta. Isso é inevitável.

 


Positivamente, as mudanças processadas pela iniciativa privada são responsáveis por grande parte das mudanças que o município de Floriano assiste. São novas lojas de confecções, móveis, eletrodomésticos e calçados; empresas prestadoras de serviços; oferta de atjalinson112012endimento em saúde; valorização dos negócios imobiliários e outros setores que investem em novas construções e com isso ajudam a renovar a cidade constantemente na sua expansão urbana. Nos últimos 30 anos a educação ampliou bastante, principalmente no ensino técnico e universitário.

 


Porém, presenciamos uma cidade com demandas acumuladas pela omissão da Prefeitura Municipal em seguidas gestões, desde o primeiro prefeito. Atualmente, acentua a falta de condições de mobilidade urbana. As calçadas e praças são ocupadas por vendedores informais e, o mais grave, bares instalados em logradouros públicos vendendo cigarros e bebidas indiscriminadamente. O transporte público de massa é uma lastima, basta chegar na rodoviária municipal e constatar.

 


Então, concluímos que as mudanças na cidade acontecem por obra e graça do setor privado. Os empresários e investidores são os grandes responsáveis pelo microscópio crescimento do município de Floriano. O setor público somente realiza algumas obras de barganhas por votos eleitorais.

 

 


Jalinson Rodrigues – jornalista.