• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Dengue é uma doença tipicamente de climas quentes e tropicais, como o da nossa região de Floriano. O mosquito Aedys Aegypti transmite não somente aeneasmaia042014 dengue, mas outra doença perigosa: a febre amarela urbana.


Ele é de tamanho pequeno, possuindo, em média, meio centímetro de comprimento. possui cor preta com manchas parecendo riscos brancos nas costas, pernas e cabeça. O ruído deste mosquito é tão baixo, que não conseguimos ouvir.


O mosquito macho alimenta-se de frutas ou outros vegetais adocicados. Mas, a fêmea alimenta-se de sangue animal (principalmente humano). No momento que está retirando o sangue, a fêmea contaminada transmite o vírus da dengue para o ser humano. Na picada, ela aplica uma substância anestésica, fazendo com que não haja dor na picada.


As fêmeas costumam picar o ser humano principalmente no começo da manhã ou no final da tarde. Picam nas regiões dos pés, tornozelos e pernas. Isto ocorre, pois costumam voar a uma altura máxima de meio metro do solo.


Todas essas informações são importantes para você perceber a gravidade desse problema e como evitá-lo. Pois sem a sua colaboração, o combate a dengue não é possível. A fêmea deposita seus ovos em locais com água parada (limpa ou pouco poluída). Por isso, é importante não deixar objetos com água parada dentro de casa ou no quintal. Sem este ambiente favorável, o aedes aegypti não consegue se reproduzir.


As larvas são brancas quando nascem, mas tornam-se negras depois de algumas horas. É importante salientar que a dengue, se não tratada corretamente, pode levar o você ou alguém da sua família a morte.


E não é só você que deve evitar de todas as formas o acúmulo de água parada em pneus, latas, copos, vazos de planta ou garrafas e folhas de árvore na sua casa; é importante que isso não ocorra na casa dos seus vizinhos ou em terrenos baldios.

 


Se perto da sua casa, existe algum lugar, onde lixo é jogado, os famosos lixões, esse é um ambiente onde além da dengue, outras doenças podem se desenvolver.



Por Enéas Maia
Edição : Jaquelina Nascimento