• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O corpo de Hideraldo Luís Bellini, que imortalizou o gesto de levantar a taça de campeão mundial, em 1958, na Suécia, será enterrado nesse sábado, às 11 horas, no Cemitério da Saudade, na cidade de Itapira (SP). Nessa sexta-feira, ele foi velado no salão nobre do Estádio do Morumbi, em São Paulo , clube que ele defendeu entre 1962 e 1968. Sua esposa, Giselda Bellini, contou que o cérebro do ex-jogador foi doado para estudos no Hospital das Clínicas.

 

Bellini sofria de Mal de Alzheimer há 18 anos. Nos últimos três, seu quadro se agravou. Ele perdeu a fala e não reconhecia pessoas próximas, como Giselda. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Nove de Julho, onde faleceu na tarde de quinta-feira, aos 83 anos.

 

- Tenho uma coisa para revelar que acho que vai aumentar ainda mais o amor que os brasileiros têm por ele. Nós tivemos a sorte de ter dois grandes neurologistas ao lado. O doutor Ricardo Nitrini, nessa fase final, perguntou se a família doaria o cérebro para que fosse feito um estudo, visto que muitos atletas de vários esportes apresentam esse problema ou algo similar. É claro que se é para ajudar as pessoas a evitar essa doença no futuro, concordamos totalmente com a iniciativa. Logo após a passagem dele, foi feito um procedimento de aproximadamente três horas no Hospital das Clínicas - explicou a mulher do ex-zagueiro, durante o velório, que teve a presença da vice-prefeita de São Paulo , Nádia Campeão, e do mandatário do time paulista, Juvenal Juvêncio.

 

Juvenal disse que estudará com conselheiros do clube uma forma de homenagear o atleta, podendo fazer um busto. O caixão do de Bellini estava coberto com uma bandeira do São Paulo , além de coroas de flores.

 

Bellini começou sua trajetória no futebol em 1946, na sua cidade natal, Itapira. Jogou pela Sociedade Esportiva Itapirense e três anos depois, o ex-zagueiro se transferiu para a Esportiva Sanjoanense. Em 1952, foi para o Vasco da Gama. Após mais de uma década no Rio, ele se transferiu para o São Paulo .

 

O melhor momento de Bellini no futebol foi com a camisa do Vasco , onde foi tricampeão carioca. Ele também defendeu o Atlético-PR.

 

 

O Globo