• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

missagoulartFamiliares e famosos prestigiaram, na noite de quarta-feira, 19, a missa de sétimo dia da morte de Paulo Goulart, ator que perdeu uma luta contra o câncer na quinta-feira, 13, aos 81 anos. A cerimônia foi presidida pelo padre Fábio de Melo, na igreja da Consolação, em São Paulo, tendo início às 20:30h.

 

A filha Bárbara Bruno foi uma das primeiras a chegar e falou sobre o que sentia no momento. "A saudade fica e a dor também. Tenho certeza que o amor é eterno", disse ela, que também ressaltou o carinho dos admiradores. "Acho muito bonito que os fãs mostraram que são carinhosos, a emoção. É uma coisa bonita, é um carinho sincero, um sentimento que foi conquistado por ele. Eu vejo tudo isso com muita alegria."

 

A neta Vanessa também conversou rapidamente com a imprensa. "Nessa hora o que ajuda é o carinho dos familiares, o apoio e o abraço sincero. Ele era muito especial, um amigo", declarou ela, que tem ficado próxima da avó, Nicette Bruno. "O vazio chega e tem que dar todo o amor que ela merece."

 

Nicette Bruno, mulher de Paulo, chegou à igreja logo depois, e foi amparada pela filha, Beth Goulart. Ao entrar, a viúva agradeceu repetidamente o carinho dos fãs. "Estou me sentindo muito confortada e tenho muitas saudades do Paulo. Agora, vamos orar. Ele vai estar ouvindo a gente, tenho certeza que vai. Não tenho palavras para agradecer ao apoio."

 

 

Beth afirmou que este é o momento de apoiar e muito a mãe. "Agora é a hora de amar mais e mais. Se eu pudesse pegar no colo, pegaria. É o que estamos fazendo uns com os outros. Nós estamos nos sentido abraçados por um grande abraço", afirmou. "Esse sofrimento nos aproxima", disse.

 

A cerimônia

No início da missa, padre Fabio de Melo se referiu a Paulo Goulart. "A saudade é uma maneira de descobrir o que a alegria não pode mostrar. Estamos aqui porque conhecíamos e amávamos Paulo, com quem pude passar cinquenta minutos. Ele me falou de vocês, da alegria do trabalho, de filosofia, religião. Foi alguém que brincou com a vida e não brigou com ela."

 

Quase ao fim da missa, todos cantaram Eu sei que vou te amar, música que também foi entoada no enterro do ator. O padre, então, pediu uma salva de palmas - que durou bastante - para o veterano. "Um homem admirável", elogiou Fábio de Melo.

 

Uma missa de sétimo dia também deve ser celebrada no Rio de Janeiro, na quinta-feira, 20, às 19:30h, na igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, presidida pelo padre Jorjão.

 

Último adeus

Paulo foi enterrado no Cemitério da Consolação, centro de São Paulo, na tarde de sexta-feira, 14. As últimas homenagens foram feitas em um velório realizado no Theatro Municipal da capital paulista horas antes. Famosos também acompanharam o velório.

 

Bastante emocionados, os filhos do ator, Bárbara, Beth e Paulo Filho, estavam acompanhados da mãe, Nicette Bruno. O caixão seguiu para o cemitério por volta da 13:15h. Momentos mais cedo, a família do ator agradeceu o carinho do público.

 

"Ele era um símbolo de amor, um homem dedicado à família, à mulher, ao trabalho, aos filhos, dedicado ao próximo e ao país. Tinha um sentido de dedicação ao Brasil, de consciência social. Queria ajudar a sociedade por meio de seu trabalho na arte. Foi um homem de uma dignidade imensa", disse Beth. "Deixou um legado de bons princípios, de ética e de moral. Ele foi o melhor exemplo de homem que pudemos ter tido em nossas vidas", disse Beth, na ocasião.

 

Morte

Na quinta-feira, o hospital Beneficência Portuguesa, onde o ator estava internado, emitiu um comunicado sobre o falecimento. "Paulo Affonso Miessa (ator Paulo Goulart), 81 anos, faleceu hoje, dia 13 de março, às 13:15h, no Hospital São José, decorrente de um câncer renal avançado. O paciente estava aos cuidados do oncologista Fernando Cotait Maluf e do cardiologista Marcelo Sampaio."

 

Várias personalidades deixaram mensagens carinhosas para o ator e a família assim que a notícia foi divulgada.

 

 

Quem