No intuito de preparar os novos defensores públicos para a atuação na carreira, a Defensoria Pública do Piauí (DPE-PI), em parceria com a Escola Superior da Defensoria do Estado, está realizando o “Curso de Iniciação à Carreira de Defensor Público do Estado do Piauí”, objetivando o treinamento específico para o desempenho das funções inerentes ao cargo e noções de outras disciplinas necessárias à prática dos princípios da instituição. A abertura do evento aconteceu na manhã desta segunda (10) e o curso segue até terça-feira (11), na sede da Eedepi, localizada na rua Governador Tibério Nunes, 222, bairro Ilhotas.
A diretora da Escola Superior da DPE-PI, defensora pública Sarah Vieira Miranda, deu as boas-vindas aos novos defensores e destacou a importância da presença de todos no curso. "O nosso objetivo principal não é o conhecimento jurídico, o qual vocês já possuem, mas proporcionar o conhecimento tanto da estrutura mínima da Defensoria, assim como das áreas de atuação do defensor, para que possam realizar um trabalho bem mais consistente", afirmou a diretora.
Após a abertura, os novos defensores públicos participaram da palestra "Panorama das Áreas de Atuação do Defensor Público no Interior", ministrada pelo defensor público e coordenador das defensorias regionais, Armano Carvalho Barbosa, que apresentou a estrutura organizacional da diretoria, formas de atuação das comarcas do interior do Estado e a forma de comunicação oficial entre os defensores que atuam nas defensorias regionais.
Também serão abordados durante o curso os seguintes temas: "Fundo de Modernização da Defensoria Pública do Estado do Piauí", em palestra a ser ministrada pelo defensor público e diretor de Núcleos Especializados, Alessandro Andrade Spíndola; "Como Compatibilizar o Atendimento ao Público com a Rotina de Processos e Audiências, Bem Como a Atuação na Esfera Administrativa das Defensorias do Interior", ministrada pelo defensor público Adriano Moreti Batista; "Os Mecanismos de Atuação nos Estabelecimentos Prisionais do Interior do Estado, ministrada pelo defensor público João Batista Viana do Lago Neto; "Estrutura Administrativa da Defensoria Pública do Estado do Piauí", a ser ministrada pela diretora administrativa da DPE-PI, Sara Maria Araújo Melo e "Humanização no atendimento aos Assistidos na DPE-PI", ministrada pela diretora da Esdepi, Sarah Vieira Miranda.
Além dessas palestras, os novos defensores públicos vão conhecer como funciona o Núcleo de Tecnologia da Informação e a Assessoria de Comunicação da DPE-PI durante exposição a ser realizada pelo coordenador de Tecnologia da Informação, Juan Morysson Marciano e pelos integrantes da Assessoria de Comunicação da Defensoria.
Participam ainda do evento, os defensores públicos Gilmara Guimarães Bezerra Pessoa, Priscila Poegere Rodrigues da Silva, Sebastião Jacson Santos Borges, Daisy dos Santos Marques, Leandro Ferraz Damasceno Ribeiro, Marcel Joffily de Souza, Natália e Silva de Almendra Freitas e Luís Alvino Marques Pereira.
O encerramento das atividades acontecerá na tarde desta terça-feira (11), com a participação da defensora pública geral Norma Lavenère.
Piaui