• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

As atividades do I Circuito Cultura Viva iniciarão no próximo mês de março e o primeiro município a ser contemplado será Cajueiro da Praia, beneficiando as regiões dos Cocais e a Planície Litorânea. As atividades são realizadas no período de três dias e a prioridade do projeto são as cidades onde a incidência de manifestações culturais é reduzida.

 

 

O projeto está em fase de licitação para aquisição de infraestrutura necessária para o circuito. “Ainda estamos em fase de licitação para os equipamentos e infraestrutura de uma maneira geral, mas a previsão é de que as atividades em Cajueiro da Praia iniciem no dia 19 de março”, comenta Francisco Pelé, assessor técnico da Fundac.

 

No município serão  desenvolvidas oficinas, exposições, shows musicais, uso e utilização de equipamentos do Kit Multimídia e Áudio Visual. De acordo com Pelé, o objetivo do projeto é descentralizar a cultura. “O objetivo do circuito é provocar o desenvolvimento da cultura nos municípios, proporcionando assim que as ações sejam descentralizadas e não ocorram apenas na capital”, afirma.

 

 

O Projeto

 

O I Circuito Cultura Viva irá mostrar o resultado das ações realizadas pelos Pontos de Cultura e Projeto Mais Cultura existentes no Piauí. Atualmente, funcionam no Estado 113 Pontos de Cultura. Alguns são conveniados diretamente com o Ministério da Cultura e outros com o Governo do Estado.

 

Dentro da programação do Circuito está a realização de cinco Micros Teias que contemplam, nesta primeira edição, os municípios de Cajueiro da Praia, Simplício Mendes, Barras, Nazaré do Piauí e Picos.

 

A Micro Teia compreende os produtos resultantes do Programa Cultura Viva, entre eles os Pontos de Cultura; os Pontos de Leitura; os Cines Mais Cultura; o Programa de Bibliotecas e os Micros Projetos Culturais, que são ações em programas lançados pelo Ministério da Cultura (MinC), que beneficiam regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

 

A Micro Teia contém ainda a participação de grupos e artistas com nomes já reconhecidos da cultura local como o Balé Popular do Piauí; Grupo Sinos de Teatro; Grupo Harém de Teatro; Batuque Elétrico; Naeno; Carol Costa; Jota, Jotinha e Jotão; Isac do Acordeon, dentre outros.

 

govpi