• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O coordenador do Programa Brasil Próximo, Fernando Barbosa, apresentou para a secretária da Assistência Social Mary Santos e diretores da Sasc, nesta quarta-feira, 12, os encaminhamentos do programa, que tem a adesão da secretaria e é desenvolvido em 12 municípios do Piauí. O programa é resultado de uma cooperação entre Brasil e Itália, e é coordenado no Estado pela ONG italiana Cooperação para o Desenvolvimento dos Países Emergentes (Cospe).

 

 

No Piauí, o Programa Brasil Próximo conta com dois projetos. O primeiro chama-se “Apoio à promoção de processos de democracia participativa e às políticas sociais no território  da Serra das Confusões”, que é financiado pela Região Marche, da Itália, e desenvolvido  em conjunto com a Secretaria da Assistência Social. O outro projeto em andamento, intitulado “Valorização Turística da Região da Serra das Confusões” é realizado em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental.

 

A proposta do projeto é experimentar nos territórios uma nova abordagem às políticas sociais baseada na lógica do pacto territorial. Segundo Fernando Barbosa, o objetivo é melhorar a capacidade de programação e planejamento dos atores locais no setor das políticas sociais, a partir das necessidades e dos recursos reais de cada território.

 

A Sasc visa, com sua adesão ao Programa Brasil Próximo, implementar intervenções de desenvolvimento local. Em novembro de 2013, foi inaugurado o Observatório de Políticas Sociais, em Canto do Buriti, com o objetivo de analisar questões econômicas, sociais e culturais no território da Serra das Confusões.

 

Reunião de Diretoria

 

 

Ainda nessa quarta-feira, a secretária Mary Santos realizou reunião com a Diretoria da Sasc para traçar metas de trabalho para o próximo período.

 

Com informações da Ascom Sasc