Na manhã dessa quinta-feira, 23, intgrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional de Floriano-PI, realizaram uma inspeção na Penintenciária Gonçalo joseosoriooab102013de Castro Lima, que fica na comunidade Vereda Grande, atendendo orientação do Conselho Federal da OAB. Os advogados fizeram vistoria no setor administrativo, enfermaria, celas e outras dependências do presídio.



A Penitenciária Gonçalo de Castro Lima tem uma população carcerária de 230 detentos que são guarnecidos por 45 agentes penitenciários na parte interna e por uma guarda da Polícia Militar, fazendo a segurança externa. Em entrevista, o presidente da OAB de Floriano, advogado José Osório disse que o objetivo é saber a real situação do sistema carcerário brasileiro em relação ao atendimento odontológico, médico, população carcerária, assistência social etc.

 

"O maior questionamento é em relação à quantidade de presos provisórios". O advogado disse ainda que existem presos aguardando julgamento e que não são considerados de alta periculosidade. "A maior deficiência que estamos vendo aqui é do poder judiciário" Disse José Osório.



A seccional da OAB no Piauí foi representada  pelo advogado Francisco Júnior que ao analisar a situação da penitenciária de Vereda Grande, disse que essa inspeção é periódica em todo o estado do Piauí e que a penitenciária florianense "não estar  dentre as piores do Piauí" Disse o Dr. Francisco Júnior.

 

 

Fonte: JC24horas