O Museu do Piauí - Casa Odilon Nunes foi contemplado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e ganhará documentário que será exibido nas TVs Brasil, Cultura e ainda emissoras privadas.
Segundo Dora Medeiros, diretora da casa, equipe do Ibram fez as gravações no espaço em novembro de 2013. “Foram três dias de atividade, com entrevistas a estudantes, funcionários da casa e historiadores”, afirma, declarando que essa gravação faz parte do Programa Conhecendo os Museus, desenvolvido pelo Ibram.
O programa consiste em realizar série televisiva sobre museus brasileiros para veiculação em canais educativos da rede aberta e privada de televisão e disponibilização em site na internet para acesso e exibição de toda a série. No total, serão 112 filmes sobre os museus brasileiros.
“Esse programa coloca o Museu do Piauí - Casa Odilon Nunes no roteiro de grandes museus do Brasil”, diz Dora, enfatizando que no Piauí foi selecionado também o Museu do Homem Americano, localizado em São Raimundo Nonato.
O objetivo do programa é apresentar esses espaços de forma instigante e didática, estimular o público a discutir as questões contemporâneas e a preservação da memória e contribuir para o resgate da memória brasileira.
Segundo Dora, a equipe fez um passeio pela casa, mostrando as exposições temporárias e permanentes. “Mostramos as salas Piauí Império, República Velha e Nova, Arte Sacra”, afirma. No segundo dia, o professor e historiador Fonseca Neto discorre sobre a história do estado, falando da Batalha do Jenipapo, suas personagens e importância no processo de independência do Estado, o cerco a Teresina na época da Coluna Prestes.
Para produção do documentário, a equipe do Ibram entrevistou a museóloga Marília Colnago Pires que fala sobre as fazendas do Piauí, tendo como cenário a Sala Homem. “Como presidente da Fundação Cultural do Piauí, a equipe ouviu ainda depoimentos de Bid Lima”, informa. Também participam do documentário estudantes e professores de escolas públicas e privadas que visitam o Museu do Piauí. “Na época da gravação, era realizada na casa uma palestra com o professor Francisco Petrônio, que falava sobre a bandeira”, diz Dora.
No terceiro dia de gravação, a equipe fez uma tomada de imagens pelo entorno do Museu do Piauí e visitou ainda pontos turísticos da cidade. “Ao todo, o programa Conhecendo os Museus gravou documentário de 26 museus do Brasil e para nós isso foi como um prêmio, pois valoriza o nosso espaço”, declara Dora.
Programação
Dentro das atividades do Museu do Piauí - Casa Odilon Nunes, a diretora informa que a casa abriga a exposição Nos Caminhos Afro, de Pierre Verger, até o dia 16 de fevereiro. Em março, está programada atividade para o Dia da Poesia. “Em abril, temos a Semana do Índio”, diz, informando que o espaço sempre é requisitado para projetos alternativos.
govpi