A cada dia as drogas estão sendo causas principais de destruições familiares onde jovens são ceifados ao entrarem para o mundo da criminalidade sendo oeneasmais012014 crack a porta mais ágil para tal fato.  Também chamado de pedra ou rocha, crack é cocaína solidificada em cristais, sendo que seu nome deriva do seu barulho peculiar ao ser fumado. Essa droga é a forma de cocaína mais viciante e também a mais viciante de todas as drogas; as pedras oferecem uma curta, mas intensa euforia aos fumantes.

 


Mais rápidos e intensos que os experimentados pela injeção endovenosa de doses equivalentes são os efeitos iniciais do crack e é muito curta sua duração, em média cinco minutos.

 


Euforia, agitação, sensação de prazer, irritabilidade, alterações da percepção e do pensamento, taquicardia e tremores, perda de apetite, extrema autoconfiança, insônia, estado de alerta e aumento de energia/disposição física são os efeitos causados pelo crack.


Quando usadas em grandes quantidades podem induzir paranoia, ou com doses repetidas, tremores, vertigens, espasmos musculares, uma reação tóxica muito parecida com intoxicação por anfetamina e seu uso regular pode provocar episódios paranoicos, alucinações e causar comportamentos violentos, e, inclusive, impulsos suicidas. Superar o vício requer apoio da família, muita força de vontade por parte da pessoa e ajuda profissional. Diga não ao crack: diga não a todas as drogas lícitas e ilícitas.

 

 

 



Por Enéas Maia
Edição: Jaquelina Nascimento