• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) encerra o ano com saldo positivo: o aumento no número de fiscalizações em todo o estado resultou em menos produtos irregulares, já que a indústria e o comércio estão cada vez mais se adequando às normas do Inmetro. A Operação Papai Noel realizada em Teresina e no interior do estado em dezembro, por exemplo, não apreendeu nenhum brinquedo irregular.

 

Os 224 municípios piauienses foram visitados pelo menos duas vezes neste ano. “Fatores como a construção de novas estradas pelo Governo e o constante monitoramento do Estado e do Inmetro permitiram uma melhora significativa no trabalho das equipes de fiscalização”, afirmou Messias Júnior, diretor do Imepi.

 

Em 2013, o número de fiscalizações em toda a rede metrológica brasileira cresceu 6%, e no Nordeste, o aumento foi de 3%. No Piauí, o crescimento foi de 11%, ou seja, o dobro da média nacional. Temos motivos de sobra para comemorar e trabalhar ainda mais na defesa dos direitos do consumidor, que é nosso dever”, acrescentou Messias.

 

O setor de pré-medidos do Imepi contabilizou 21.334 tipos de produtos verificados em 2013, sendo duas toneladas de alimentos, 35.909 unidades de produtos diversos (canetas, resmas de papel, clipes, etc)  e 1.500 metros de itens como papel higiênico e fitas decorativas, entre outros.

 

O setor da metrologia verificou 33.000 instrumentos em 2013, com mais irregularidades nas bombas de combustível localizadas no interior do estado.  Os estabelecimentos que comercializam alimentos a peso, como os self services, apresentaram 100% de irregularidade no que diz respeito à informação que deve ser repassada ao consumidor. Além da balança, que deve apresentar selo de verificação do Inmetro, é obrigatória uma placa informando a “tara”, ou seja, a diferença do peso do prato que fica ao lado da balança.

 

Os fiscais do setor da Qualidade fiscalizaram 12.983 produtos sem o selo de conformidade do Inmetro, entre plugues, tomadas, chupetas, brinquedos, lanternas, panelas de pressão, mangueiras de gás, entre outros. Esses produtos não oferecem segurança ao consumidor e serão posteriormente incinerados.

 

 

Já os alimentos coletados nas operações são manuseados seguindo os rigorosos padrões de higiene do Inmetro e são doados em perfeitas condições de consumo. Em 2013, sete instituições beneficentes receberam doações do Imepi, entre elas asilos e centros paroquiais.

 

 

Governodoestado