O espetáculo “A Mais Forte”, de August Strinlberg, montado pelo Grupo Escalet, participa nos dias 14 e 15 do 3º Festival Nacional de Teatro Beco das Culturas, que acontece na cidade de Teófilo Antoni, localizada em Minas Gerais. No elenco, Laiana Correia, Iraci Costa, Ahanna Kamila e Neurene Gomes contam com a direção de Alisson Rocha.
“A expectativa é muita, pois a cada ensaio descobrimos algo a ser melhorado me sentindo mais segura do texto e das emoções já que o meu personagem não fala verbalmente” disse Iraci Costa.
“A Mais Forte” é uma das peças de câmara do sueco August Strindberg, escrita em 1889. A ação que se passa na década de 1880, em um café na cidade de Estocolmo, onde duas mulheres se encontram às vésperas do Natal. Ambas são atrizes e estão ligadas ao mesmo homem, uma é sua esposa, Sra. X, e outra, sua amante, Srta. Y. A primeira fala o tempo todo, enquanto a segunda permanece em silêncio. A sonoplastia é feita ao vivo de forma simples ao som de instrumentos como bumbo, tarol e pedras.
A mesma integra o projeto O Inverso – Do Interior Profundo para o Brasil, contemplado pelo Premio Mirian Muniz 2012, é uma realização do Grupo Escândalo Legalizado Teatro por meio do Pontão de Cultura “Cultura viva ao Alcance de todos”, tendo o apoio da Funarte, Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultura e Ministério da Cultura.
“A expectativa é a maior e melhor possível. O Grupo Escalet já participou de diversos festivais no Brasil ao longo desses 27 anos de existência, inclusive no estado de Minas Gerais. Mas será a primeira vez que as atrizes dessa peça se apresentarão em Teófilo Otoni - MG, inclusive será minha estreia como diretor em uma apresentação fora do estado do Piauí. Isso nos motiva a fazer uma bela apresentação e representar bem nosso estado” relatou Alisson Rocha.
SOBRE O EVENTO
O Beco das Culturas é um movimento no vale do mucuri que utiliza de diversas formas de expressões culturais do envolvimento entre artistas, grupos e produtores. Uma mutação do tropicalismo que cabe nas ruas do nosso vale do mucuri. Artes visuais, danças, fotografia, música, teatro, performances é tudo que envolve o movimento arte na nossa cidade de Teófilo Otoni.
O evento é um festival livre de arte e cultura, sem quaisquer preferências por manifestações artísticas – cultural, ele é diverso desde a raiz.
Ascom