De 27 a 29 de novembro, o Campus Floriano do Instituto Federal do Piauí realiza sua Semana da Consciência Negra. O objetivo da ação é fomentar e socializar o conhecimento na área da cultura afro-descendente e educação das relações étnico-raciais.
A programação prevê uma série de atividades durante os três dias de evento. Na quarta-feira, 27, serão exibidos os filmes Vista a minha pele e Quanto vale ou é por quilo. A palestra de abertura, intitulada Histórias cruzadas - história dos africanos e afro-decendentes no Brasil, será ministrada pela professora Francisca Raquel da Costa.
No dia 28, o evento será marcado pela realização de palestras que abordarão temas como o samba a construção da identidade brasileira, religiosidade de matriz africana e políticas de ação afirmativa e desigualdade racial. Além disso, será realizada uma oficina sobre a Lei 10.639/03, que trata do ensino da História e Cultura Afro-brasileira na Rede de Ensino.
A Semana da Consciência Negra encerrará na sexta-feira, 29, com a realização da gincana cultural e desfile da beleza negra.
Ifpi