bragatepiO artista plástico Braga Tepi representará o Piauí no Prêmio Marcantonio Vilaça para Artes Plásticas, que acontecerá no Rio de Janeiro. As obras ficarão em exposição durante a Copa do Mundo de 2014, entre os dias 29 de maio e 15 de julho, no Museu Histórico.

 

O prêmio está na sua 10ª edição e busca promover e estimular o acesso da população à arte contemporânea. Cinco artistas foram escolhidos para receber apoio de um curador e entre eles está Braga Tepi, um dos mais talentosos e respeitados artistas do Estado, conhecido por suas esculturas feitas a partir de aglomerados industriais. Tepi será o primeiro piauiense a participar do evento.

 

Os outros artistas selecionados são dos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. O curador Marcus Lontra Costa está no Piauí para conversar pessoalmente com o Tepi, para "provocá-lo".

 

"É importante o contato com o artista para provocar nele a vontade de deixar a imaginação fluir. Além disso, queremos um trabalho específico para a ambientação do museu e não apenas uma seleção de três ou quatro obras. Queremos um trabalho diferenciado", explicou o curador.

 

 

Entre o critério da escolha dos cinco nomes está a presença do processo industrial da obra. "Queremos mostrar como o artista se apropria dos aglomerados industriais para dá outro significado", acrescentou Marcus Lontra Costa.

 

 

 

Cidadeverde