A qualidade de vida dos cidadãos de um município depende do empenho conjunto de todos. Neste sentido, o Selo Unicef vem atuando no Piauí para estimular gestores e comunidade no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente. Na manhã desta  quarta-feira, 16, foi lançada a edição 2013-2016 da iniciativa que busca promover a integração e a colaboração mútua com o foco na formação dos jovens.

 

 

Este ano, em sua terceira edição, o Selo Unicef conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc), e de outras instituições parceiras para incentivar a participação efetiva dos municípios piauienses.

 

 

Ao todo, 106 representantes municipais marcaram presença na solenidade. Entre eles, Lucilene Gomes, secretária municipal de Educação de Jardim do Mulato, localizado a 137 quilômetros de Teresina, na microrregião do Médio Parnaíba. Para ela, a participação no Selo reflete em melhorias para a vida das crianças e adolescentes.“O nosso intuito em aderir ao Selo é propiciar melhores condições de vida e desenvolver políticas públicas eficazes no combate à violência, à exploração sexual e às drogas. Com a união de esforços no sentido de elevar os nossos indicadores sociais, iremos conseguir alcançar as metas e sermos certificados com o Selo Unicef”, destaca Lucilene.

 

O Piauí vem aumentando a cada edição sua participação no Selo. Até agora, o Estado já possui 61 municípios certificados nas edições anteriores. Esse envolvimento e compromisso têm mostrado resultados positivos em áreas como Educação, saúde e assistência social. De acordo com Mário Volpi, coordenador do Programa Cidadania dos Adolescentes do Unicef no Brasil, os avanços vistos no Piauí mostram que os municípios que participam do Selo conseguem melhorar as condições de vida de crianças e adolescentes.


“Aqui no Estado, a adesão sempre é grande e isso tem sido muito bom, pois nós conseguimos observar o impacto dessa iniciativa na última edição. O Piauí conseguiu, de uma forma bastante significativa, reduzir a distorção série/idade, ou seja, avançar na questão da alfabetização na idade certa” ressalta Mário. Representando o governador Wilson Martins e o secretário estadual da Educação, Átila Lira, estavam, respectivamente, a superintendente institucional da Seduc, Helena Oliveira e a superintendente de Ensino, Joara Ribeiro. As duas reafirmam o compromisso do Governo do Estado com o Selo Unicef.

 

“Nós estamos aqui para apoiar os gestores municipais nessa missão que eles estão assumindo de elevar os indicadores dos municípios. O governador está à disposição para ajudar no que for possível. Nós já estamos juntos aos municípios em diversos projetos como o Palavra de Criança, transporte escolar, dentre outros”, afirma Helena. Já, a superintendente de Ensino destacou a importância da Secretaria participar do Selo. “O desenvolvimento social necessita de ações articuladas e por isso temos buscado muitos parceiros para melhorar a qualidade da Educação. Nesta nova edição, queremos reforçar compromisso de contribuir para a formação da cidadania das nossas crianças e adolescentes”, concluiu.

 

 

Piaui.pi.gov