• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A X Conferência Estadual da Assistência Social foi aberta na noite dessa segunda-feira, 14. O evento é promovido pela Secretaria da Assistência Social e Cidadania do Estado do Piauí (Sasc), por meio da Diretoria da Unidade de Gestão do Sistema Único da Assistência Social (Dugsuas).

 

A realização da conferência objetiva um espaço de discussão democrático e participativo, que avalia a política de assistência social e define diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

 

Estiveram presentes à solenidade de abertura da X Conferência o secretário de Governo do Estado do Piauí, Wilson Brandão, que representou o governador Wilson Martins; o secretário de Estado da Assistência Social, Francisco Guedes; a diretora de Gestão do Sistema Único da Assistência Social, da Sasc, Janaína Mapurunga; a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Sâmia Pereira; os deputados estaduais Rejane Dias e João de Deus; e a representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ana Paula Gonçalves.

 

Para Francisco Guedes, muito se avançou nas políticas públicas da assistência social e um dos maiores desafios é trabalhar ainda mais para que o Piauí continue evoluindo na redução do quadro de pobreza extrema. “O Piauí foi o Estado que mais evoluiu na redução de pobreza extrema nos últimos dez anos. Programas sociais como o Bolsa Família, que beneficiam mais de 458 mil famílias no Estado, hoje, e que colocam em nossa economia mais de R$900 milhões por ano, pelas mãos dos mais pobres, contribuem para alavancarmos ações positivas. Fazemos também um trabalho de monitoramento dos municípios e, neste trabalho, os avanços são ainda mais significativos. No ano passado, percorremos 83 municípios e, neste ano, já monitoramos 45 municípios. A presença da Sasc será intensificada com os dois veículos comprados este mês com recursos do IGDE, no valor total de R$132 mil, que temos o prazer de entregar oficialmente nesta solenidade à Dugsuas”, diz.

 

O secretário Guedes destaca ainda o fortalecimento das parcerias para o efetivo fortalecimento da gestão do Sistema Único da Assistência Social (Suas), no Estado do Piauí, com a realização da X Conferência Estadual da Assistência Social. “Buscamos sempre seguir no rumo do fortalecimento das parcerias, da construção coletiva e com a realização da X Conferência esperamos contar com a participação efetiva e proativa de todos os presentes: Gestores, Delegados, Trabalhadores e Conselheiros da Assistência Social para juntos discutirmos e propormos o aprimoramento da gestão do Suas e o financiamento para a sua efetiva implantação”, finaliza.

 

A X Conferência Estadual da Assistência Social acontece até quarta-feira, 16, no Differencial Buffet, localizado à rua São Pedro, 3000, bairro Ilhotas, Centro-Sul.

 

Governodoestado