Setembro é o mês da primavera no hemisfério Sul e também o mês escolhido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), para a realização da Primavera dos Museus. Em sua 7ª edição, o evento traz como tema “Museu, Memória e Cultura Afro-Brasileira” e acontecerá de 25 a 27 de setembro no Museu do Piauí – Casa Odilon Nunes.
O evento contará com exposições, atrações culturais, palestras, mesas-redondas, exibição de documentários e oficinas. A exposição dos desenhos de Gabriel Archanjo sobre a Religiosidade Afro-Brasileira faz parte da abertura do evento, que contará ainda com apresentação de um grupo de Umbanda de Teresina.
No dia 26 será realizada a oficina “As cores da África”, nos turnos manhã e tarde, além da exibição de filmes, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Associação Brasileira de Documentaristas (ABD). Os filmes terão temática da cultura quilombola e as raízes afro brasis.
Para Dora Medeiros, diretora do Museu do Piauí, a sétima edição da Primavera dos Museus enriquece as ações desenvolvidas na Casa de Odilon Nunes. “É uma forma de repercutirmos a cultura da memória e história de nossa cidade e país. É momento de interação com a comunidade, escolas e instituições construtoras do acervo patrimonial cultural brasileiro”, completa.
Historiadores das universidades federal e estadual do Piauí participarão da Semana do Museu nas discussões sobre memória e história do Brasil e da constituição sócio-cultural afro-brasileira. No interior do estado está sendo estimulada a participação simultânea dos museus regionais ao evento da capital e nacional. Em Amarante, a Casa de Cultura Odilon Nunes realizará uma exposição sobre a Vida e Obra do sociólogo Clóvis Moura, natural da cidade amarantina.
As escolas interessadas em direcionar visitações ao Museu devem procurar a diretoria da Casa e aproveitar a Semana do Museu. As exposições ficam em agenda até o dia 6 de outubro, quando seguem a outros espaços de visitação.
Ascom-PI