• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Esqueça a imagem do nerd como alguém sem amigos e vida social. Hoje, esse grupo ganhou mais espaço e conquistou um status de descolado. Amar e ser obcecado por quadrinhos, super-heróis e videogames não é motivo de vergonha para ninguém, muito pelo contrário, há quem bata no peito com honra e encare o rótulo como parte de sua identidade. O Dia do Orgulho Geek – ou orgulho Nerd - é comemorado hoje em todo o mundo e é um momento para que esse grupo possa celebrar, assumir e promover a sua cultura.

thumbnail Dia do Orgulho

Existem alguns motivos para o Dia do Orgulho Geek ser comemorado nesta data. Entre eles, é a data de estreia do primeiro filme da saga de Star Wars, que começou a ser exibido nas salas de cinema dos EUA em 25 de maio de 1977 e a primeira homenagem que foi feita a Douglas Adams em 25 de maio de 2001, autor de obras nerds como a Saga O Guia do Mochileiro das Galáxias. Se você é fã de Star Wars, de heróis da Marvel, Senhor dos Anéis e de Harry Potter, você já pode ser considerado um nerd ou geek.

Mas, afinal, existe alguma diferença entre os termos geek e nerd? Realmente, os grupos costumam ser confundidos, pois têm gostos bastante parecidos. Os nerds são pessoas que se interessam por livros, filmes, jogos de RPG e ficção científica. E a palavra geek designa as pessoas que ganham a vida resolvendo bugs de computador e caracteriza aquelas que consomem tudo sobre tecnologia.

Não se pode negar o interesse do mercado nos produtos provenientes dessa cultura. Com a chegada dos anos 2000, a tecnologia fez com que os amantes de super-heróis e Star Wars se afastassem do estereótipo social e se tornassem figuras de influência e que ditam tendências. Acompanhando esse movimento, em 2015, o baiano Carlos Alberto Junior fundou a produtora e agência de Cosplay, Cosnection. A produtora tem o objetivo de difundir e tornar cada vez mais conhecido tudo que gira em torno desse universo nerd. “Em eventos e pré-estreia de filmes sempre levamos vários cosplayers. Muitas pessoas ainda desconhecem essa cultura”, indagou Carlos.

Segundo o dono da Cosnection, a cultura nerd é muita vasta e difícil de ser caracterizada mas, segundo ele, união é a palavra que representa esse grupo. “São adultos, jovens e crianças que são movidos pelos mesmos gostos”, define. Carlos também faz cosplay e começou em 2012 quando se fantasiou pela primeira vez com o seu irmão mais novo. “A minha primeira fantasia foi algo bem simples. Hoje, eu já faço algo mais elaborado”, explicou Carlos, que adotou o personagem do Doutor Estranho, inspirado nos filmes da Marvel.

 

educa