• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Internauta do piauinoticias.com envia ao portal um artigo direcionado ao acidente trágico que ocorreu na tarde de sexta-feira, 24, em Floriano-PI, quando um jovem pai de família perdeu a vida. Ele estava trabalhando e foi atropelado por um caminhão caçamba.

 

Veja:

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA. Será que existe nas instituições de Floriano? antoniojbarros052013b


A liberdade de pensamento está situada nos incisos IV, VI, VII, VIII e IX do art. 5º da Constituição Federal.


Efetivamente, aqui nos interessam, os textos dos incisos IV e IX, que são os seguintes:


IV – “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;


IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”;


Simples análise! Apenas observando o que se passa ao nosso redor, na conjuntura local. Aqui se trata de Comoção geral:

 

               “No necrotério do Hospital Regional Tibério Nunes, bairro Manguinha, médicos examinam o corpo do gari Carlos Alberto. O corpo do jovem que trabalhava na área de limpeza do município de Floriano-PI foi retirado do local do acidente após a chegada da Polícia Civil e levado para o necrotério do Hospital Regional Tibério Nunes, bairro Manguinha, onde foi periciado.”


Fonte: <http://piauinoticias.com/site/policia/28662-no-necroterio-do-hospital-regional-tiberio-nunes-medicos-examinam-cor-do-gari.html>. Acesso em 25 maio 2013.


Somos servidor público desde 1981, época que se encaixa dentro do período do Governo do General João Baptista de Oliveira Figueiredo. (a) Quando da nossa admissão em junho daquele ano, era obrigatório estágio prolongado para conhecimento das rotinas e atribuições atinentes ao cargo assumido, no sentido de domínio profundo das tarefas do dia-a-dia, conforme destacado na crônica “Lembrança boa. A FSESP.”, publicada no piauinoticias.com, em 14/05/2013; (b) havia aumento de salário todo mês de março, anualmente. Não era necessário sindicato, nem greve. O aumento vinha; (c) a cada edição de uma instrução nova, convovam-se os servidores atingidos pela novidade, para treinamento. Pois não se concebia o desconhecimento de normas; (d) para o manuseio com utensílios, material permanente e veículo, havia em cada sede institucional, no nosso caso, na Fundação SESP, a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Esta fiscalizava desde as dependências do prédio sede da instituição até a utilização dos menores utensílios existentes. Se verificava se algo podia causar acidente, por menor que fosse. Em acontecendo risco, era uma lei que se criava: se evitava logo, terminantemente. Um lado bom da ditadura.

 


Analisando-se o acidente fatal ocorrido em Floriano, dia 24/05/2013, com o Sr. Carlos Alberto, Gari , trabalhador do carro do lixo. Como não se atentar para o detalhe de que um homem sentado no tanque de combustível ou no chassi de uma caçamba, a queda provável será na trajetória dos pneus traseiros? É tragédia anunciada, é lógico que mais cedo ou mais tarde um homem cairia de tais assentos improvisados.


             “A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é, segundo a legislação brasileira , uma comissão constituída por representantes indicados pelo empregador e membros eleitos pelos trabalhadores, de forma paritária, em cada estabelecimento da empresa, que tem a finalidade de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.”

Fonte: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Comiss%C3%A3o_Interna_de_Preven%C3%A7%C3%A3o_de_Acidentes>. Acesso em 25 maio 2013

 

A CIPA, atualmente, tem suporte legal no artigo 163 da Consolidação das Leis do Trabalho e na Norma Regulamentadora nº 5 (NR 5), aprovada pela Portaria nº 08/99 , da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego. A NR 5 trata do dimensionamento, processo eleitoral, treinamento e atribuições da CIPA.

 

Por Antonio José Barros (imagem), Bacharel em Administração, Especializando em Gestão Pública pela UFPI, funcionário da Fundação SESP- Unidade Sanitária de Floriano entre 1981 e 1985.
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Da redação

IMAGEM:piauinoticias.com