O município de Amarante (PI), já se prepara para receber uma grande quantidade de fiéis para a Festa do Divino, trata-se da mais bela manifestação católica do Médio Parnaíba. Em todo o Brasil, as celebrações em honra ao Divino Espírito Santo reportam-se ao Dia de Pentecostes, que acontece 50 dias após o domingo de Páscoa. A celebração já é tradicional na cidade e todos os anos a fé de quem participa das procissões luminosas se renova.

festadivinoamarante052013
As atividades terão início no próximo dia 12 de maio com o retiro preparatório da Festa do Divino e se estendem até o dia 19, com a missa solene de Pentecostes na Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante e o terço de encerramento no bairro Vila Nova. A programação conta com procissões luminosas,  canto das alvoradas, terços e missas.



Marcelino Barroso, um dos organizadores da festa em Amarante, explica que essa é uma celebração muito tradicional na cidade. “Estudos da historiadora Nasi Castro mostram que essa festa é realizada em Amarante desde 1907. A minha família começou a celebrá-la em 1954, e pretendemosfestadivinoamarante052013a realizá-la ainda por muitos anos. A população de Amarante é muito receptiva à Festa do Divino”, ressalta.



O evento reúne, a cada ano, um número crescente de fiéis e assume importante posição nas festividades católicas em todo o estado. “Cresce também o interesse de folcloristas e pesquisadores em torno da religiosidade popular e da simbologia expressas nas cantorias que percorrem os povoados da região, em pagamento de promessas, durante todo o ano”, afirmou Marcelino.


A Festa do Divino tem sua origem atribuída a uma promessa feita, ainda no Século XIV, pela rainha D. Isabel, de Aragão, casada com o rei D. Dinis, de Portugal, ao invocar o Espírito Santo em favor da pacificação dos conflitos familiares que punham em risco a própria unidade do reino. Com o tempo, espalhou-se pelas colônias portuguesas e pelo mundo ibérico, e, atualmente, pode considerar-se como uma festa universal das mais ricas em simbologia.

 
Comissão organizadora:
Pe. Tertuliano de Melo – (86) 3292-1223
Marcelino Barros – 9815-4387 / 8806-8473
Raimunda da Costa – (86) 3292-1730

 

FONTE: Márcia Rocha