Não é fato raro o morador residente em bairro de Floriano recuperar, capinar o mato que nasce entre as pedras de calçamento e encimentar o calçamento em frente de sua casa, às suas próprias custas. E o faz contente e satisfeito para melhorar o acesso à sua calçada e residência. Nem de longe pensando em buscar ressarcimento dos bens e serviços utilizados.
É sabido que fazer manutenção dos calçamentos das ruas é atribuição do poder público, independente de quem esteve ou estar a governar. Desde a década de 1970, o estudo de políticas públicas indica haver algo como um “elo perdido”, situado entre a tomada de decisão e a avaliação dos resultados: a implementação. Embora esta preocupação com a implementação seja relevante, na realidade, a separação entre a formulação, a decisão, a implementação e a avaliação de políticas públicas é um recurso mais importante para fins de análise do que um fato real do processo político. (Graças Rua, 2009)
Mas esta certeza é tão desconhecida dos gestores públicos, efetivamente, que chega a ser “cultura política” deles, constituindo-se usos e costumes. Não é verificado rua-a-rua do que está-se necessitando; muito menos não é feita manutenção dos defeitos surgidos nos calçamentos das ruas dos bairros com celeridade; e isto parece não incomodar, além dos gestores, aos responsáveis pelos setores diretamente ligados ao assunto.
São usos - usanças, hábitos e praxes - e costumes - atitudes ou valor social consagrado pela tradição e que se impõe aos indivíduos do grupo e se transmite através das gerações. (Novo Dicionário Aurélio, versão 5.0)
As lições do Japão.
A exemplo do que fez após a Segunda Guerra, o país se recupera da tragédia do tsunami, afasta recessão e começa 2012 com promessa de crescimento.Não faltam exemplos para ilustrar a competência e a agilidade dos japoneses. Totalmente destruída pela força do terremoto, uma estrada que liga a capital Tóquio à cidade de Naka foi reaberta em apenas seis dias e avenidas e prédios inteiros foram reerguidos em tempo recorde. Em seis meses, o aeroporto de Sendai, que viu seus aviões serem arrastados pelas águas como se fossem frágeis brinquedos, estava completamente restaurado.
Será que é porque a cultura política é diferente?
BIBLIOGRAFIA
Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, eletrônico, versão 5.0, correspondente à 3ª. edição, 1ª. impressão da Editora Positivo, revista e atualizada do Aurélio Século XXI.
http://www.istoe.com.br/reportagens/185613_AS+LICOES+DO+JAPAO, acesso em 03 mai 2013.
Graças Rua, Maria das. Políticas públicas. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2009.
Antonio Jose Barros, Bacharel em Administração,
Especializando em Gestão Publica pela UFPI
Da redação