O projeto de irrigação Platôs de Guadalupe começa a produzir uma nova variedade de banana, mais resistente às pragas e que oferece maior produtividade. É a banana conhecida como Prata anã, assim denominada por possuir uma pequena altura. Além de oferecer uma produção maior, a nova variedade pode ser produzida em áreas de ocorrências de fortes ventos e tem maior facilidade de manejo e colheita, apresentando cachos com maior quantidade de bananas.
A experiência foi introduzida em oito hectares do perímetro, a partir de mudas produzidas em laboratórios de São Paulo. A área que entrou em produção servirá para a produção de mudas, o que possibilitará a ampliação do cultivo.
Implantado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), o perímetro irrigado Platôs de Guadalupe, a 345 quilômetros de Teresina, produz hoje mais de 20 mil toneladas de frutas por ano. Além de banana, cultiva outros 15 tipos de frutas, entre elas, goiaba, melancia e manga.
A segunda etapa do perímetro, em implantação, vai adicionar mais 10,5 mil hectares aos 3,2 mil já existentes, devendo gerar cerca de 15 mil empregos diretos e 30 mil indiretos. Para a implantação total do projeto, o Governo está investindo R$144 milhões, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Governodoestado