A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através dos Campus Herois do Genipapo, em Campo Maior e Josefina Demes, em Floriano contam com Projetos de Extensão que tem o cinema como essência. Em Campo Maior o projeto se chama “Cine Ativismo”, cuja primeira edição ocorreu no segundo semestre de 2012. O projeto tem como principal objetivo ampliar a oferta de bens culturais à comunidade acadêmica e campomaiorense.
O Projeto de Extensão no Campus Josefina Demes foi intitulado como “Cine UESPI” e está a 3 anos funcionando como objetivo de estabelecer uma relação entre a universidade e a sociedade. Em ambos os Campi, são exibidos filmes e logo após são comentados e discutidos por professores especialistas.
Com a ideia de cada semestre trabalhar uma temática diferente, o Cine Ativismo começou, em 2012, discutindo a Educação e Família. O debate foi realizado em parceria com a Professora Mestre Ana Gabriela Nunes Fernandes. Agora no primeiro semestre de 2013, em parceria com o Professor Mestre Ernani Brandão Júnior, os trabalhos giram em torno das produções independentes e críticas do receituário neoliberal em suas diferentes facetas.
Nesse semestre, as exibições acontecem quinzenalmente, sempre às terças-feiras, às 18h. As sessões são gratuitas e abertas ao público. No próximo semestre, o Projeto se desdobrará em duas atividades: as exibições abertas ao público continuarão ocorrendo com produções cinematográficas latino americanas e ocorrerá um mostra destinada aos alunos e alunas de Ensino Médio, na qual os filmes serão debatidos pelos alunos de graduação em Geografia e História do Campus. Para Antonio Carvalho Filho, aluno do 3º bloco de História “Os temas são sempre relevantes e nos ajudam a entender melhor nossa história” exclama o aluno.
“O projeto parte tanto da minha experiência pessoal, onde o cinema foi e é parte importante da minha vida acadêmica, quanto da percepção de que nossos alunos e alunas provém de ambientes culturalmente precários, nos quais as oportunidades de acesso a determinadas formas culturais são escassas ou mesmo inexistentes. Creio que cabe à Universidade tanto ser um veículo de acesso à produção cultural – seja ela local, nacional ou internacional -, quanto estimular entre o corpo discente a criação artística”, enfatiza a Prof. Rebeca Hennemann.
Em Floriano, no Projeto “Cine UESPI” a exibição de filmes acontece uma vez ao mês no Auditório da UESPI, sendo que no final do semestre serão exibidos oito filmes e no fim do ano os participantes terão um certificado de 40 horas. Segundo o Prof. Robson Pereira, responsável pelo projeto “Levarmos para a Universidade um projeto como esse é muito importante, pois a exibição dos filmes e logo após a discussão nos fazem refletir sobre arte, cultura e ciência. Participam do Cine UESPI, em Floriano, 207 pessoas cadastradas, sendo elas alunos da UESPI, de outras instituições e comunidade em geral”, pontua o professor.
Uespi