• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

quilomboO município de Oeiras será palco das atividades da primeira edição de 2013 da Caravana da Juventude Quilombola, que acontece de 5 a 7 de abril. Este projeto, já realizado, no ano passado, nos município de Santa Cruz do Piauí, Isaías Coelho, Esperantina e Valença, tem apresentado resultados positivos em relação à valorização da população negra no Estado e também quanto a novas oportunidades de melhoria de vida desta parcela da população.  A abertura do evento será a partir das 19 horas no Cine Teatro Oeiras, com diversas apresentações culturais

 

As ações do projeto, em relação a emprego e renda, serão aplicadas através das oficinas culturais de percussão, serigrafia, dança, estética e vestuário afro, que incentivam a permanência dos jovens em seus municípios. Assim, o desenvolvimento local terá um ganho significativo com uma mão de obra qualificada. “Há municípios em que as meninas já conseguem manter uma renda mensal com o trabalho de estética afro, principalmente com os penteados.

Também há casos de garotos que agora aproveitam o tempo ocioso se dedicando à música, alguns já montaram bandas”, ressaltou um dos coordenadores do projeto Gilvano Quadros, que também é coordenador da Promoção de Igualdade Racial da Secretaria da Assistência Social e Cidadania do Piauí (Sasc).

 

Os demais temas a serem trabalhados, através de palestras para os jovens serão: A História dos Quilombolas Brasileiros, a Identidade Negra, Políticas sobre Drogas e Saúde da População Negra.

 

Em 2012, nas quatro edições do projeto cerca de 1.300 adolescentes participaram das oficinas e receberam certificados de qualificação profissional. “Nossa perspectiva é que a cada edição superemos nossas expectativas e o melhor é que já percebemos os primeiros resultados, já há municípios que querem instituir um órgão municipal específico para tratar sobre a promoção da igualdade racial”, destacou o secretário da Assistência Social e Cidadania, Francisco Guedes.

 

Programação

 

Dia 5 de abril

Local: Cine Teatro de Oeiras

-19h: Solenidade de Abertura

-Composição da Mesa

-Apresentação cultural Grupo Coisa de Nêgo

-Apresentação cultural do município de Oeiras

 

 

Dia 6 de Abril

Local: Cine Teatro de Oeiras

-7h30: Inscrição

-8h: Palestras de Formação

• Identidade Negra (Gilvano e Assunção Aguiar)

• Políticas sobre Drogas

• Saúde da População Negra

Local: Escola Municipal Juarez Tapety

-11h: Início da Oficinas

• Serigrafia (Rocha)

• Dança Afro (Leonardo Lopes e Jorge Luís)

• Estética Negra (Chiquinha e Joelina)

• Figurino Afro (Eduardo Barbosa e Silvestre Alves)

• Percussão (Nildato, Gerson e Gilvano Quadros)

-12h: Almoço

-13h30: Retorno para as Oficinas

-18h: Término das Oficinas

-18h30: Lanche

Local: Praça de Eventos

-20h: Show “Coisa de Nêgo” e “Grupos Locais”

 

 

Dia 7 de abril

Local: Escola Municipal Juarez Tapety

-8h: Retorno às Oficinas

Local: Santaninha

-12h: Encerramento e Mostra das oficinas

-13h: Almoço

-15h: Retorno a Teresina

 

govpi