• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

O mundo perde um grande artista. Josemar Coelho, mais conhecido em Amarante como “Xibiu”, faleceu às 07:35h da segunda-feira, 25/03, no Hospital de Urgência de Teresina, vítima de complicações renais. Nascido em São João do Piauí, mas com uma vida quase todo em Petrolina-Pernambuco, ele chegou em Amarante no final da década de 80.

 xibiupaixão

Ele criou uma maneira diferente de fazer comunicação, com um programa de rádio voltado para o homem do campo. Um grande imitador e possuidor de uma voz invejável. Imitava Agnado Timóteo, Carlos Alberto, Waldik Soriano, Orlando Dias, Altemar Dutra, entre outros.

 

"Conheci o Xibiu e tornamo-nos irmãos. Quando estive como secretário de cultura do município, ele me auxiliou nos encontros culturais, festas da cidade, em reuniões e encontros literários. Era um homem muito inteligente e um “bom malandro” – capaz de sair das mais difíceis enrascadas. Boêmio, brincalhão, trazia felicidade para o mundo triste. E como fica triste o mundo sem o Xibiu! Custei acreditar na história da sua morte, pois ele havia se mudado para Floriano onde trabalhava como motorista e comunicador. Quando soube, através do seu primo Eudes, ele já estava sepultado no Cemitério do Jardim da Ressureição, em Teresina. Um bom ator. Por meu intermédio, participou do filme “Ai que Vida!”, com a personagem vereador “Paixão”, e se saiu muito bem. Recentemente, o senador João Vicente Claudino perguntou por ele. Aliás, ele sempre perguntava. O Josemar Pita Gomes (Josemar Coelho) era muito querido. Como ele gostava de dizer: “Não existe uma cidade melhor que Amarante”, eu concluo dizendo: você, Xibiu, participou dessa cidade de uma forma inesquecível. E, em nome dela, eu digo: obrigado, cara!", cita Virgílio Queiroz.

 

 

No município florianense onde morou até os últimos anos de sua vida, Xibiu fez grandes amigos e atuou em apresentações no Espaço Cultural Maria Bonita, inclusive, acompanhado da personagem Cleunice, mesmo filme e ainda trabalhou numa loja de móveis e eletros anunciando a mesma num veículo de som e foi ainda parte do corpo de colaboradores da Rádio Santa Clara AM.  Muitos dos seus amigos em Floriano estão tomando conhecimento do seu falecimento hoje, após anúncios em emissoras de rádios e portais de notícias.

 

 

Fonte: Com informações do portal de Amarante