O Piauí foi considerado o estado mais quente do Brasil durante o período do verão. Um levantamento realizado pelo jornal O Globo, com base em dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), mostrou que estado foi a mais quente do Brasil em 71, das 270 vezes em que as temperaturas foram aferidas pelo INMET.
De acordo com uma determinação da Organização Mundial de Meteorologia, o Instituto Nacional de Meteorologia divulga diariamente as maiores temperaturas do país em três faixas de horário, de manhã (9h), à tarde (15h) e à noite (21h).
O Piauí foi o mais quente do país em 71 ocasiões, seguido de Rio Grande do Norte (31), São Paulo (27) e Ceará (24). Na ponta extrema aparecem Sergipe, Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal e Roraima, com apenas uma ocasião.
O município mais quente do Brasil também foi do Piauí. No ranking ficou a cidade de Bom Jesus, com 39 ocasiões. Teresina ficou com a 20ª posição. Outros municípios do Piauí estão entre os mais quentes no verão. São eles: São João do Piauí, 6ª colocação no ranking; Picos (13ª); Castelo do Piauí, Esperantina e São Raimundo Nonato (empatados na 14ª); e Oeiras e Teresina (20ª).
G1PI