• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Uma das ações das pessoas no período da Semana Santa, além de muitas orações é malhar o Judas, o homem que de acordo com a História do catolicismo teria traído  Jesus Cristo e que esse ato de traição o levou a ser preso e maltratado. A manifestação consiste em bater num boneco (Judas) feito com roupas velhas e cheios de algodão, espumas, folhas de árvores e outras coisas.  Após ser feito o boneco é escondido para em seguida ser procurado e ao ser encontrado é malhado com pancadas  até que este seja totalmente destruído.

judas032013No bairro Nossa Senhora da Guia um grupo de jovens da comunidade fez um Judas e nessa noite após ser encontrado foi destruído,  numa manifestação de revolta aliado à uma brincadeira. Outra comunidade onde o Judas foi feito e em seguida malhado foi na região do Bosque Santa Teresinha.  À esquerda está o boneco do Bosque e o outro é do bairro Guia.


História
Malhação de Judas ou Queima de Judas é uma tradição vigente em diversas comunidades católicas e ortodoxas que foi introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. É também realizada em diversos outros países, sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes.


Consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos ou jornal, pelas ruas de um bairro e atear fogo a ele, normalmente ao meio dia.

 

 

Da redação

IMAGENS: piauinoticias.com