Um das entidades mais antigas de Floriano completa 93 anos de fundação. A União Artística Operária Florianense é órgão regido por uma associação e que vem sendo mantida pela família Laurentino de Paula. Um dos grandes nomes da União é carpinteiro Manoel Laurentino que há alguns anos deixou a entidade para que os filhos e outros familiares zelassem pelo patrimônio que faz parte da história de Floriano, e que recebe apoio de parte da comunidade, pois mantém em funcionamento uma unidade de ensino que é o Ginásio Primeiro de Maio, através de um grupo de professores liderados pela educadora Madalena Laurentina, nora do seu Manoel Laurentino.
O GPM é hoje uma referência no ensino e tem apoio direto dos pais dos alunos que costumam se envolver nas ações culturais realizadas, como as festividades do 1º de maio, aniversário da escola.
Quando completa os seus 93 anos, a União está sendo comanda pelo José Laurentino (imagem), filho do seu Manoel. “Estamos felizes em está a frente dessa entidade, aqui vive uma história de luta e de trabalho. O nosso propósito é continuar preservando esse patrimônio”, disse José.
A União que vive da contribuição de sócios está muito bem, completou, afirmando que somente médicos, existem três para atendimento, além de outros profissionais. A área jurídica do local é defendida pelo advogado Jorge Laurentino.
Da redação
IMAGEM: piauinoticias.com