• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Romeiros de várias regiões do Piauí estão chegando à cidade de Oeiras, desde a madrugada desta sexta-feira, 22, para a procissão de Bom Jesus dos Passos, que começa às 16 horas. A estimativa é de que pelo menos 40 mil pessoas participem do cortejo, entre elas o governador.

 

Eles chegam a pé, em carroceria de camionetas e caminhões, em ônibus e vans e o destino é o mesmo para todos: a igreja catedral de Nossa Senhora da Vitória, padroeira da cidade e do Piauí, para as primeiras orações do dia.

 

“Venho à procissão do Bom Jesus há mais de 30 anos. Antigamente vinha com meus filhos, agora trago os netos”, conta dona Luiza Maria Veloso, da cidade de Santo Inácio. “Enquanto tiver vida e o Bom Jesus permitir, não vou faltar a nenhuma”, completa.

 

Outro devoto, José Expedito, da cidade de Colônia do Piauí, chega para a procissão e traz várias pessoas na carroceria de sua camioneta. “É de graça, ninguém paga nada. É promessa a  Bom Jesus dos Passos”.

 

A romaria é intensa e deve se prolongar até o fim da tarde, no início da procissão. “Só os crentes estão ficando em Colônia, o resto tá vindo para Oeiras. Ninguém quer perder a procissão. O Bom Jesus é milagroso”, diz Maria de Jesus Sousa. A cidade de Colônia do Piauí fica a 30 quilômetros de Oeiras.

 

A religiosidade dos romeiros também repercute no comércio. Em um único dia, Jefferson Rodrigues vende mais de mil camisetas da cor roxa estampada com motivos religiosos, a R$ 15 cada uma. “Não vendo mais porque não tem”.

 

“Não trouxe roupa roxa e já estou comprando a camiseta para a procissão”, explica Maria Antônia Lima, de Teresina, que chegou quinta-feira a Oeiras. “Este é o primeiro ano, mas não vou perder mais nenhum”.

 

Preparativos

 

O centro histórico de Oeiras, onde fica a igreja de Nossa Senhora da Vitória, amanheceu decorado com peças de cor roxa, tradicional para o período. A procissão de Bom Jesus dos Passos, a segunda procissão da Semana Santa de Oeiras, sai às 16 horas da igreja de Nossa Senhora do Rosário e percorre as ruas do Centro até a catedral.

 

Antes da chegada, há uma parada na Praça das Vitórias, para o encontro de Jesus com sua mãe, Maria, o ponto mais emocionante do cortejo. Este ano, a saudação aos fiéis será feita pelo arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Furtado de Brito. 

 

govpi