Atendendo requerimento da deputada Flora Izabel(PT), a Assembleia Legislativa realizou na manhã desta quarta-feira, 20, sessão solene especial em homenagem à Campanha da fraternidade 2013, cujo tema deste ano é "Fraternidade e Juventude", segundo ela "um chamamento para refletirmos sobre a realidade dos nossos jovens".
Em seu pronunciamento, a deputada Flora Izabel destacou que, "mais uma vez, o foco da campanha deste ano contempla aspectos da vida, da Igreja e da sociedade com o objetivo de despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, incentivando a vivência da justiça e do amor".
Para Flora, o lema "eis-me aqui, envia-me" expressa a disposição própria dos jovens, em especial dos que dedicam sua vida a uma caminhada de fé na busca por uma sociedade mais cristã. Ela lembrou que, em 50 anos de realização da campanha da fraternidade a juventude é tema pela segunda vez. A primeira, em 1992, teve como tema "Juventude: Caminho Aberto".
A deputada destacou ainda que "a campanha da fraternidade 2013 é também uma oportunidade de olharmos para as questões que envolvem a juventude, os problemas sociais que os afetam, as oportunidades que lhe são oferecidas.
O padre Leonildo Campelo, coordenador da Campanha no Piauí, ao usar da palavra, destacou os objetivos e fez um breve histórico das campanhas , que acontecem desde 1964. Ele enfatizou o tema deste ano, voltado para a juventude, pela segunda vez. De lá pra cá as campanhas foram se diversificando e procurando refletir as transformações da Igreja e da sociedade. No final o padre pediu a todos que ficassem de pé e rezar a oração da campanha da fraternidade, "eis-me aqui, envia-me". Assumindo a presidência dos trabalhos, a deputada Flora Izabel convidou "a todos e a todas" para ouvirem e assistirem um vídeo clipe com o hino da Campanha da Fraternidade 2013.
Em seguida falou o coordenador da pastoral da juventude do Nordeste, Carlos Alberto. Ele esclareceu que o tema deste ano não tem nada a ver com a jornada mundial da juventude, que será realizado no Rio de janeiro neste ano. Carlos Alberto fez uma abordagem das questões sociológicas e psicológicas que envolvem a juventude no mundo atual e das opções de vida que lhes são oferecidas pela sociedade. O jovem afirmou que acredita "numa fé transformadora", como única forma de chegar ao reino de Deus, que disse: "Eu vim para que todos tenham vida e vida digna".
O arcebispo metropolitano de Teresina, dom Jacinto, agradeceu a iniciativa da deputada Flora Izabel em chamar para a Assembleia a discussão da campanha da fraternidade 2013. Ele destacou a força de transformação da juventude. "Não temos dúvida da capacidade da juventude. O desafio é saber como enfrentar estes desafios", disse dom Jacinto, para quem "a juventude é um bem comum para todos que fazemos a Igreja".
Dom Jacinto congratulou a Assembleia, lembrando que muitos jovens que hoje se encontram pelas ruas podem muito bem um dia vir a ocupar uma cadeira nesta Casa. Para ele é preciso se assumir ações e direcionamento que levem à melhoria da qualidade de vida da nossa juventude.
piauinoticcias.com
Alepi