A Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) e a Corregedoria Geral de Justiça do Piauí irão assinar nesta terça-feira, 19, um termo de parceria para a implantação do Projeto Pipa Literária. A ação acontece na Casa de Custódia de Teresina e contará com a presença do Secretario de Justiça, Henrique Rebelo (foto ao lado) e o Corregedor Geral de Justiça, Francisco Antônio Paes Landim Filho, dentre outras autoridades.
O projeto tem como objetivo proporcionar acesso à cultura, preencher o ócio nos espaços de privação de liberdade, incentivar a produção de textos e possibilitar a remição da pena pela leitura, possibilitando também a diminuição da pena ao preso submetido ao regime fechado.
O Pipa Literária recebeu esse nome em alusão à forma de comunicação comumente usada pelos internos do sistema carcerário através de “pipas” arremessadas entre os pavilhões.
Através do Pipa Literária, a Sejus pretende que os internos do sistema prisional vinculem o hábito da leitura com a possibilidade de sucesso profissional e de escrever melhor, fazendo-os acreditar, também que a leitura os torna mais informados e menos agressivos e depressivos.
Com informações da Ascom Justiça